Fitur reabre suas portas trazendo esperança ao Turismo internacional
Veja fotos e o relato da especialista Rosiane Rockenbach sobre o retorno da feira madrilenha
A especialista em marketing de destinos turísticos Rosiane Rockenbach está na Fitur Madrid e traz um relato completo sobre a atmosfera desta que é uma das feiras de Turismo mais importantes do mundo e, de certa forma, um aperitivo de como serão os eventos na retomada da pandemia.
Rosiane foi diretora do EBT Espanha de 2013 a 2018, atuando também na Chias Marketing, Ministério do Turismo e Consultoria de Marketing para a Rota das Emoções. Ela também prestou consultoria para Julia Travel Worldwide do Grupo Julià Espanha. Com mais de 15 anos de experiência no setor, hoje Rosiane desenvolve projetos e consultoria no Brasil, na Espanha e em países latinos.
Leia o relato da especialista sobre como está sendo a volta da Fitur Madrid após um hiato nos eventos do setor. Na sequência, confira mais fotos da feira.
Fitur abre suas portas trazendo esperança na reativação do Turismo internacional
Por Rosiane Rockenbach
De repente, há algo disto por aqui. Madri se cobre novamente de cartões postais do mundo e lugares paradisíacos estão outra vez pelos outdoors da cidade. É a Fitur que está de volta, reacendendo sonhos e trazendo esperança de que é possível voltar a viajar.
A feira inicia sua programação com expectativa de ser um dos marcos na reativação do Turismo internacional e uma das principais referências na nova modalidade de feiras internacionais no pós-pandemia de covid-19. Projetada em modalidade de evento híbrido com 50% capacidade na feira presencial e uma plataforma on-line com duração de um mês, a Fitur tem por objetivo ser o propulsor de negócios, networking, parcerias, conferências e debates sobre os desafios da nova normalidade no Turismo.
Em uma mistura de expectativa, curiosidade e satisfação é que chego à minha primeira Fitur nessa era de retomada “pós-covid”, com teste antígenos negativo realizado no dia anterior à feira, nenhuma fila e acesso a mesma com credenciamento digital.
Para o evento presencial foram estabelecidos estritos protocolos de segurança sanitária e, por isso, os corredores são amplos, há disponibilidade de álcool gel em muitos espaços, é obrigatório o uso das máscaras em todos os espaços e há uma ampla oferta gastronômica nos espaços abertos do Pavilhão de Feiras IFEMA.
Essa edição está sendo marcada pela incorporação extensiva da tecnologia e foco na sustentabilidade. Um dos principais estímulos da feira é a redução de folhetos, portanto encontramos em muitos estandes a promoção turística realizando-se por meio de telas táteis, informações em códigos QR, robôs assessores, e experiências sensórias.
No entanto, o grande protagonista do evento é o reencontro do setor turístico. Com uma capacidade de participação reduzida, poucos visitantes em comparação com edições anteriores e longe da maratona de agendas comerciais que nós, participantes assíduos, estamos acostumados, pudemos compartilhar na Fitur 2021 de um sentimento de alegria em rever-nos, em saber que resistimos a momentos difíceis para o Turismo, mas, especialmente, alegria em saber que podemos recuperar um dos setores que mais suscita sonhos e experiências.
Está aberta Fitur, esperando lançar as bases para a recuperação do Turismo. Em breve, compartilharemos percepções e panoramas dessa grande feira para o Turismo internacional.