Karina Cedeño   |   28/03/2025 09:37

25ª Cúpula Global do WTTC reunirá mais de 2 mil profissionais em Roma

Especialistas apresentarão no evento casos onde o Turismo impulsionou a regeneração ambiental e cultural


Divulgação/IAG
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC

A 25ª Cúpula Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que acontece em Roma de 28 a 30 de setembro, reunirá mais de dois líderes empresariais, representantes governamentais e especialistas internacionais no Auditorio Parco della Musica.

A cúpula destacará o Turismo regenerativo como modelo chave, indo além da sustentabilidade tradicional para promover a recuperação ativa de ecossistemas e comunidades. Especialistas apresentarão casos onde o Turismo impulsionou a regeneração ambiental e cultural.

O eixo de transformação digital analisará como a IA e o big data estão revolucionando a experiência do viajante e a gestão de destinos. Serão exploradas soluções tecnológicas que melhoram a eficiência operacional enquanto reduzem impactos ambientais.

Nas investigações estratégicas, serão debatidas oportunidades de financiamento inovadoras para projetos em destinos emergentes e consolidados. O foco estará em modelos que combinem rentabilidade com impacto social positivo, conectando investidores com empreendedores turísticos.

"Roma representa perfeitamente a combinação entre patrimônio cultural e modernidade que nosso setor precisa. Aqui, definiremos a folha de rota para um Turismo mais sustentável e inovador"

Presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson

Por sua vez, Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, acrescenta: "Esta cúpula reforça nosso compromisso com um turismo que equilibre crescimento econômico e preservação cultural".

Seguindo o exemplo de edições anteriores que contaram com figuras como Barack Obama, Theresa May e Ban Ki-moon, a cúpula de Roma promete reunir os principais atores do setor. Entre eles, CEOs de companhias aéreas globais, representantes de cadeias hoteleiras internacionais e especialistas em tecnologia turística, que analisarão os desafios mais urgentes da indústria.

O programa completo e a lista definitiva de palestrantes serão divulgados em junho deste ano.

Projeções para o Turismo em 2025

O turismo representa atualmente 10% do PIB mundial e gera um em cada dez empregos em nível global, segundo os últimos dados do WTTC. Para 2025, projeta-se que a indústria tenha recuperado 95% dos postos de trabalho perdidos durante a pandemia.

A Itália, como país anfitrião, reforça sua posição estratégica no setor, contribuindo com 5% do PIB turístico europeu e mostrando sua capacidade de receber os 30 milhões de visitantes anuais que escolhem Roma como destino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados