Karina Cedeño   |   26/02/2025 21:31
Atualizada em 27/02/2025 11:02

Subida do Galo anima multidão no Carnaval do Recife, que espera 3 milhões de pessoas

Pela primeira vez foi realizada a subida do galo para um grande público


PANROTAS / Karina Cedeño
O galo deste ano é feito com materiais 100% recicláveis
O galo deste ano é feito com materiais 100% recicláveis

RECIFE – O Carnaval do Recife começa oficialmente amanhã (26), mas o evento já está lotando as ruas da capital pernambucana. Na noite de hoje, foi realizada, pela primeira vez, a subida do galo com a presença de um grande público, na região da ponte Duarte Coelho. Até então, A subida era feita durante a madrugada, sem que o público visse.

Na ocasião, o prefeito do Recife, João Campos, falou que este será o maior carnaval de todos os tempos, com um público esperado de três milhões de foliões.

"Temos uma expectativa de três milhões de foliões entre pessoas da cidade, de fora, turistas, gente do Nordeste, do Brasil. Uma movimentação econômica de bilhões. A ocupação hoteleira mais de 97%. Fizemos hoje a subida do galo, que é uma novidade. O galo costumava subir de madrugada, umas duas da manhã. Ninguém via. A gente resolveu fazer isso às sete horas da noite e chamar as pessoas pra ver. E agora já virou uma festa, com uma apresentação, com música"

João Campos, prefeito do Recife

"Isso é o carnaval. A abertura oficial é amanhã. Mas hoje a gente já pode dizer que o carnaval está aberto. Carnaval é cultura e também é economia. A economia circula. São mais de 50 mil postos de trabalho formais e informais gerados durante o Carnaval", complementa o prefeito.

Galo Cidadão Ecológico

PANROTAS / Karina Cedeño
Leopoldo Nóbrega (ao centro) é o multiartista criador do design do galo
Leopoldo Nóbrega (ao centro) é o multiartista criador do design do galo

O galo deste ano, que tem a identidade de Galo Cidadão Ecológico, é feito com materiais 100% recicláveis e tem 32 metros de altura, cinco a mais do que o anterior.

Com design feito por Leopoldo Nóbrega, o galo também traz mensagens de respeito à inclusão da população neurodivergente (pessoas com TEA), saudando o meio ambiente, por meio dos Jardins Históricos do Recife de Burle Marx a seus pés, homenageando os catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental e prestando homenagens a manifestações culturais.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Prefeitura do Recife.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados