Luiz Felipe Simões   |   27/11/2024 22:29
Atualizada em 27/11/2024 22:31

Turismo de Israel celebra cessar-fogo com Líbano e planeja retomada em 3 meses

Segundo dados do Ministério do Turismo de Israel, em 2023, 3 milhões de turistas entraram no país


PANROTAS / Marluce Balbino
Paulo Barbosa, do Ministério do Turismo de Israel
Paulo Barbosa, do Ministério do Turismo de Israel

O Ministério do Turismo de Israel realizou uma sessão especial para exibir o filme Viva a Vida!, nesta quarta-feira (27), em São Paulo. A comédia romântica brasileira narra a história de dois primos, Jessica e Gabriel, que viajam a Israel em busca de seus avós.

Com estreia marcada para 30 de janeiro de 2025, o filme chega em um momento de retomada do Turismo na região. Desde o início do conflito em outubro de 2023, o número de turistas caiu drasticamente, deixando hotéis vazios e suspendendo voos. O impacto não se limitou a Israel, afetando também países vizinhos, como Jordânia e Egito, que dependem significativamente do Turismo.

Antes do conflito, o Oriente Médio registrava um aumento significativo nas chegadas de turistas, superando os níveis pré-pandêmicos em 20% até julho de 2023, segundo a Organização Mundial de Turismo. Contudo, dados do Ministério do Turismo de Israel mostram que, em 2023, o país recebeu 3 milhões de visitantes. Dezembro foi o mês mais crítico, com apenas 52,8 mil turistas, enquanto, no início do ano, os números mensais ultrapassavam 300 mil.

De acordo com Paulo Barbosa, diretor do Ministério do Turismo de Israel no Brasil, há sinais promissores para a retomada. “Temos recebido consultas de agências e passageiros sobre a reabertura das operações. Isso demonstra um forte interesse e indica que a retomada está próxima”, afirma.

Para garantir uma recuperação sólida, o Ministério do Turismo, liderado pelo ministro Haim Katz, lançou um plano abrangente de reabilitação. O programa destina recursos significativos para restaurar instalações de hospitalidade e prepará-las para receber turistas internacionais.

"Os hotéis abriram suas portas e se tornaram lares para os evacuados, e estamos comprometidos em reabilitar essas instalações para receber turistas. O orçamento alocado para promover o turismo doméstico também apoiará a recuperação de todo o setor de Turismo, disse Haim Katz.

Planos de retomadas

Recentemente conforme noticiado pelo Portal PANROTAS, o Ministério anunciou a implementação do novo sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL). Voltado para turistas de países isentos de visto, como o Brasil, o sistema promete simplificar o processo de entrada em Israel com uma confirmação online mais ágil.

Barbosa também comentou o impacto positivo do cessar-fogo firmado entre Israel e o Líbano. “Felizmente, tivemos uma boa notícia nos últimos dias. Com isso, esperamos mudanças significativas nos próximos três meses”, declarou.

"O país se prepara para essa retomada, inclusive com ações como a parceria com a Braztoa e a exibição do filme que trouxemos para este evento. Apesar do desafio de realocar voos após mudanças nas rotas durante o conflito, Barbosa destacou que o setor está confiante. “Nossa expectativa é de que, já no segundo semestre, consigamos atender à demanda reprimida”

Paulo Barbosa, diretor do Ministério do Turismo de Israel no Brasil

Após sua estreia no circuito comercial, o filme estará disponível na Netflix.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados