EXCLUSIVO: Chairman da Disney, Josh D'Amaro fala de expansão e planos para o Brasil
Realização da D23 Brasil é marco histórico na relação da companhia com os brasileiros
Pela primeira vez no País, para participar da D23 Brasil, que ocorre até domingo, 10, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o chairman da Disney Experiences, Josh D’Amaro, ressaltou que este é o momento de maior crescimento dos parques Disney, com uma expansão sem precedentes em todo o mundo, mas especialmente em Orlando e na Califórnia nos próximos anos.
D’Amaro está há 26 anos na Disney, já foi o CEO do Magic Kingdom e hoje cuida de todas as experiências em parques, resorts, navios e demais áreas de entretenimento. Ou seja, é ele quem decide, com seu time de imagineers, cast members (os funcionários Disney) e diretores como iremos nos divertir com a Disney nos próximos anos.
Em entrevista exclusiva a um grupo de quatro jornalistas (da CNN, Crescer, Exame e PANROTAS), antes de sua apresentação na D23 Brasil, o chairman da Disney Destinations falou sobre o que vem por aí, as escolhas e a importância do mercado brasileiro.
D23 e DCL no Brasil
Por que o Brasil para uma edição da D23 (o grande evento de super fãs da Disney, que ocorre a cada dois anos em Anaheim, com uma versão menos, também bienal, em Orlando)? D’Amaro disse que desde que pisou no País e visitou o evento, aberto nesta sexta-feira, sentiu a energia dos brasileiros com a Disney.
“Os brasileiros são super fãs da Disney, Marvel, Star Wars, então faz sentido estarmos aqui e reforçarmos esses laços. Sabemos que muitos desses fãs visitam nossos parques. Queremos ter certeza de que este mercado, que esses consumidores entendam quem somos e para onde vamos no futuro. Então eu acho isso incrivelmente emocionante. O timing também é muito poderoso.”
Josh D'Amaro
Parque da Disney no Brasil? “Nenhum plano sobre isso”, garante Josh D’Amaro.
Vinda dos navios da Disney Cruise Line para o litoral brasileiro? “Também nenhum anúncio sobre isso, mas até 2031 teremos 13 navios, exatamente para podermos levar a experiência DCL a todo o mundo”, afirmou. E o que ele pode dizer sobre os novos navios, encomendados, mas ainda não anunciados? Como será a próxima geração de navios da DCL?
“Vamos construir navios de tamanhos para atender aos diferentes mercados em que desejamos entrar. O que não sacrificaremos é a nossa capacidade de contar grandes histórias. O que continuaremos a fazer é investir ainda mais em tecnologia para podermos contar mais histórias com mais frequência. Portanto, eles continuarão cada vez melhores com configurações diferentes.”
E a D23 Brasil? Será um evento fixo no calendário mundial Disney? “Ainda não decidimos isso, mas veja o sucesso que está sendo essa edição, o quão incrível está a exposição, os estandes, as experiências e o entusiasmo dos fãs brasileiros. Vamos continuar investindo nessa relação de forma agressiva, isso com certeza.”
Veja fotos do trade brasileiro na D23 Brasil
Escolhas para o futuro
D’Amaro destacou o enorme acervo único e exclusivo de histórias que a Disney tem contado durante 100 anos, e que a escolha sobre o que colocar nos parques parte inicialmente dessas histórias e personagens. “Quando contamos as histórias certas, e temos tido sucesso nisso há muitos anos, o público reage”, diz. O que contar para os visitantes de hoje e de amanhã é uma mescla de histórias clássicas e novas narrativas, tendo a evolução tecnológica como apoio para entregas ainda melhores e mais amigáveis.
“A tecnologia em que investimos na maioria das vezes está nos bastidores e é usada em favor da história. Um bom exemplo é Guardiões da Galáxia: Cosmic Rewind, no Epcot, em que juntamos uma ótima história, com tecnologia no percurso e na projeção, para entregar uma experiência única. Esse tipo de uso da tecnologia é o que mais usaremos, para nos ajudar a contar as histórias. E também para tornar mais simples a forma de explorar essas histórias”, exemplificou.
Quando falou de tecnologia para simplificar, ele destacou as recentes mudanças no Genie, app de planejamento das visitas aos parques, que continua gratuito, e nos modelos de passes para a Lightning Lane.
“Eu sou uma pessoa que não fico no escritório. Estou todos os dias nos parques, olhando, falando com os visitantes, ouvindo seus pedidos de como podem simplificar e melhorar as coisas. A adesão ao novo Lighting Lane Premier Pass tem sido muito boa”, explica, ressaltando que o acesso premium do novo fura filas se soma às melhorias para quem visita o parque regularmente e tem orçamento limitado para a compra de acessos individuais. Para quem pode gastar mais ou menos, a experiência tem de ser a melhor, segundo Josh D’Amaro. E essa equação para atender a todos os perfis, inclusive nos gostos em relação a personagens e atrações, é o que toma boa parte da estratégia de D’Amaro e seu time nas decisões sobre próximas aberturas e mudanças.
“Uma das coisas de que tenho muito orgulho na Walt Disney Company é que continuamos a ajustar, evoluir, refinar. Porque o que eu quero é que todos os hóspedes se sintam relaxados. Quero que tudo seja o mais simples possível. Quero que eles entrem ou experimentem o máximo de atrações que puderem. E continuaremos trabalhando nessa frente. Então, onde as pessoas podem se sentir estressadas, vou descobrir uma maneira de tornar isso mais fácil. Onde as pessoas sentirem que querem mais opções, descobriremos uma maneira através da tecnologia de lhes dar mais opções. Então é uma evolução constante. O objetivo é conseguir processos mais simples, mais conexões, melhores experiências.”
Josh D'Amaro
Expansão sem precedentes
“Não vamos desacelerar”, diz Josh D’Amaro sobre investimentos e inaugurações. Pelo contrário, a Disney se prepara para a maior expansão da história em seus parques e na Disney Cruise Line, que D’Amaro chama de “crescimento sem precedentes”, que terá investimentos de cerca de US$ 60 bilhões e que incluem:
- dobrar o tamanho do Avengers Campus, no Disney California Adventure, em Anaheim
- inaugurar dois navios em 12 meses, o Disney Treasure e o Disney Destiny, com previsão de chegar a uma frota de 13 embarcações até 2031. Segundo D’Amaro, os navios Disney recebem as maiores avaliações entre todas as experiências do mundo Disney
- criar duas novas terras em Walt Disney World: Tropical Americas, no Disney’s Animal Kingdom, e Villain’s Land, no Magic Kigdom
- redesenhar Frontierland, no Magic Kingdom, para incluir duas atrações da franquia Carros
- uma nova experiência de Avatar, na Disneyland, em Anaheim
- a primeira montanha-russa suspensa da Disney, no Disney Hollywood Studios e tematizada com a franquia Monstros S.A., recriando a fábrica de risadas para gerar energia para Monstropolis.
Houve rumores de um quinto parque em Walt Disney World. Será que ele vem?
“Nunca dizemos nunca, mas a expansão da qual vocês me ouviram falar não tem precedentes, como já disse antes, em termos do tamanho, das experiências que construímos, a riqueza e o detalhe das histórias que contamos. Portanto, para começar, temos os maiores parques temáticos do mundo. Se você expandir um de nossos parques temáticos, adicionar uma nova terra, isso pode ser o equivalente a um novo parque. Portanto, estamos muito confiantes em termos de onde estamos fazendo nossos investimentos, das histórias que contamos e de como isso impulsionará os negócios.”
Josh D'Amaro
Perguntado se Walt Disney World vai precisar de mais hotéis para acomodar esse crescimento, D’Amaro disse que o complexo conta com 30 mil quartos, que a Disney continuará investindo de acordo com a demanda, incluindo hotéis Disney Vacation Club, e que a Disney também está olhando o mercado de casas de temporada, muito comum na região.
Olhar para o futuro
“A Walt Disney Company nunca parou de olhar para o futuro, nunca parou de investir no futuro. Então, se você olhar 50 anos para trás, 70 anos para trás e ver como investimos, nunca paramos. Sempre investimos para a próxima geração. Não importa se há um declínio econômico. Não importa se há covid. Vamos continuar investindo.
Nós literalmente fazemos isso há 70 anos, e é por isso que somos tão grandes, porque a nossa pegada é tão global, e não vamos parar com isso. Então sabemos que temos a oportunidade de convidar mais pessoas para nossos parques e navios. Como eu disse antes, temos histórias incríveis que ainda não foram contadas e vamos continuar investindo como fizemos no passado.”