Pedro Menezes   |   21/10/2024 12:37
Atualizada em 21/10/2024 15:06

Governador do RS revela otimismo com fluxo de turistas durante Natal e verão

Otimismo é parte do maior investimento em promoção da história do Rio Grande do Sul como destino turístico


PANROTAS / Pedro Menezes
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, marcou presença na reabertura do aeroporto Salgado Filho para voos comerciais, nesta segunda-feira (21). Como um grande anfitrião do Estado, Eduardo recepcionou os dois primeiros voos desta retomada, de Azul e Gol, como vimos aqui mais cedo.

Em entrevista ainda na área de embarque, Eduardo Leite destacou sua alegria não só com a reabertura do terminal, mas com a retomada da ligação do Turismo gaúcho com o Brasil e Mundo.

"Nesta quinta-feira (24), agora, já começa o Natal Luz de Gramado, que é um dos pontos altos do nosso calendário. Por isso que desde antes do reinício dos voos, a gente já começou a divulgar a retomada e a realização destes grandes eventos", disse o governador do Rio Grande do Sul.

Segundo ele, tudo pensado para que as pessoas pudessem planejar as suas viagens de final de ano, em família. E isso faz parte do maior investimento em promoção da história do Rio Grande do Sul como destino turístico. São cerca de R$ 30 milhões investidos, como já vimos aqui no Portal PANROTAS.

"Estamos ocupando mídia televisiva, impressa, outdoors e aeroportos, além de mobilizar as agências de viagens de todo o Brasil para que os turistas incluam o Rio Grande do Sul como destino turístico de suas próximas viagens. É possível que ainda tenhamos algum impacto na movimentação deste Natal, porque muitas pessoas já acabaram optando por outros destinos, mas sabemos também que muitos ainda estão tomando as suas decisões de destino de final de ano e nós queremos que o Rio Grande do Sul esteja incluído neste pacote"

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite está convicto de que o Rio Grande do Sul pode se aproximar da movimentação padrão de fim de ano já que o aeroporto está sendo retomado com uma operação já robusta de mais de 80 voos diários.

"O aeroporto de Porto Alegre já vai conseguir oferecer um atendimento muito confortável e seguro para o Estado ser um destino turístico nas viagens agora do final do ano. O aeroporto recebeu bastante investimento da Fraport nos últimos anos e está pronto também para esta retomada"

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Aeroporto pode aguentar uma nova tempestade?

PANROTAS / Pedro Menezes
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, entrou na cabine de comando do voo de retomada da Gol para Porto Alegre. Ele está ao lado do comandante Zacani, responsável pelo voo
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, entrou na cabine de comando do voo de retomada da Gol para Porto Alegre. Ele está ao lado do comandante Zacani, responsável pelo voo

No caso do aeroporto ter capacidade para aguentar uma nova tempestade como a de maio, Eduardo Leite afirmou que isso não tem a ver com o terminal, mas sim com os sistemas de contenção de cheias que precisam ser reestabelecidos em toda a capital gaúcha.

"A prefeitura de Porto Alegre que tem a responsabilidade hoje sobre o sistema existente e já está fazendo ações de recuperação das casas de bombas, das estruturas, e nós do Governo do Estado, também temos projetos já em andamento que devem ser contratados em breve", disse o governador.

Segundo ele, o Estado já se prepara para defender não apenas o aeroporto, como toda a capital e a região metropolitana a partir de sistemas de proteção. "Mas, além disso, o que esse episódio nos ensina, é que além de ter o sistema de proteção, é muito importante termos sistemas alternativos", revelou

"Então, nós também estamos colocando muita energia, foco e orçamento para estabelecer uma estrutura de redundância ou de backup, que é justamente ter outros aeroportos estruturados para, em uma eventual falha ou dificuldade, podermos utilizar outros terminais e sistemas alternativos de operação de voos"

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados