Feriados devem impulsionar Turismo no Brasil em 2025; veja calendário
Calendário será mais amigável a viagens no ano que vem, e Abav e Braztoa celebram
Os feriados de 2024 não foram muito amigáveis ao Turismo brasileiro, a maioria caindo justamente nos finais de semana. No ano de 2025, no entanto, terá mais dias de folga, o que deve impulsionar as viagens no próximo ano, conforme apontou a Abav Nacional e a Braztoa.
Para a Abav Nacional, os feriados prolongados têm um papel importante para o setor, já que são responsáveis, em grande parte, por movimentar a economia de cidades turísticas e por dispersar a cultura e história locais. Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, ressaltou o papel dos agentes de viagens para impulsionar o Turismo brasileiro nestas épocas do ano:
“Ainda existe uma parte importante a considerar, que se trata das ofertas e pacotes para essas épocas - os agentes de viagens, por exemplo, precisam estar sempre atentos ao perfil dos seus clientes para sugerir roteiros e atividades que mais combinem com cada um, a fim de produzir uma experiência muito agradável em épocas de maiores movimentações turísticas”
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
A Braztoa também concorda que os feriados devem impulsionar o Turismo no próximo ano. Ainda assim, Marina Figueiredo, presidente executiva da associação, ressalta que, atualmente, a flexibilidade na agenda e trabalho também permitem mais viagens, mesmo com poucos feriados como foi em 2024.
"Os feriados são sempre uma oportunidade a mais para viajar. Embora cada vez mais pessoas possam viajar em datas diferentes ao longo do ano, justamente por terem mais flexibilidade de agenda e trabalho, muitos ainda se beneficiam dessas folgas prolongadas, especialmente famílias com crianças em idade escolar, que acabam tendo menos opções. Por isso, os feriados continuam sendo importantes para o setor, contribuindo para o aumento das vendas de viagens"
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
Os feriados nacionais de 2025 serão: Réveillon, Carnaval Sexta-Feira Santa, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e Natal. Além desses, outros pontos facultativos também podem entrar na conta, como quarta-feira de cinzas e Corpus Christi, além, claro, dos feriados estaduais e municipais.
Feriados prolongados de 2025
Janeiro
- Ano novo: 1º de janeiro, quarta-feira (feriado nacional)
Março
- Carnaval: 3 e 4 de março, segunda e terça-feira (ponto facultativo)
- Quarta-feira de cinzas: 5 de março, quarta-feira (ponto facultativo até 14h)
Abril
- Sexta-feira Santa: 18 de abril, sexta-feira (feriado nacional)
- Páscoa: 20 de abril, domingo
- Tiradentes: 21 de abril, segunda-feira (feriado nacional)
Maio
- Dia do Trabalhador: 1º de maio, quinta-feira (feriado nacional)
Junho
- Corpus Christi: 19 de junho, quinta-feira (ponto facultativo)
Outubro
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, domingo (feriado nacional)
Novembro
- Finados: 2 de novembro, domingo (feriado nacional)
- Proclamação da República: 15 de novembro, sábado (feriado nacional)
- Dia da Consciência Negra: 20 de novembro, quinta-feira (ponto facultativo)
Dezembro
- Véspera de Natal: 24 de dezembro, quarta-feira (ponto facultativo após 14h)
- Natal: 25 de dezembro, quinta-feira (feriado nacional)
- Véspera do Ano Novo: 31 de dezembro, quarta-feira (ponto facultativo após 14h)