Laura Enchioglo   |   15/10/2024 15:47
Atualizada em 19/12/2024 12:21

Feriados devem impulsionar Turismo no Brasil em 2025; veja calendário

Calendário será mais amigável a viagens no ano que vem, e Abav e Braztoa celebram


Divulgação/Riotur/Fernando Maia
Para Abav Nacional e Braztoa, feriados têm um papel importante para o setor do Turismo e contribuiem para venda de viagens
Para Abav Nacional e Braztoa, feriados têm um papel importante para o setor do Turismo e contribuiem para venda de viagens

Os feriados de 2024 não foram muito amigáveis ao Turismo brasileiro, a maioria caindo justamente nos finais de semana. No ano de 2025, no entanto, terá mais dias de folga, o que deve impulsionar as viagens no próximo ano, conforme apontou a Abav Nacional e a Braztoa.

Para a Abav Nacional, os feriados prolongados têm um papel importante para o setor, já que são responsáveis, em grande parte, por movimentar a economia de cidades turísticas e por dispersar a cultura e história locais. Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, ressaltou o papel dos agentes de viagens para impulsionar o Turismo brasileiro nestas épocas do ano:

“Ainda existe uma parte importante a considerar, que se trata das ofertas e pacotes para essas épocas - os agentes de viagens, por exemplo, precisam estar sempre atentos ao perfil dos seus clientes para sugerir roteiros e atividades que mais combinem com cada um, a fim de produzir uma experiência muito agradável em épocas de maiores movimentações turísticas”

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

A Braztoa também concorda que os feriados devem impulsionar o Turismo no próximo ano. Ainda assim, Marina Figueiredo, presidente executiva da associação, ressalta que, atualmente, a flexibilidade na agenda e trabalho também permitem mais viagens, mesmo com poucos feriados como foi em 2024.

"Os feriados são sempre uma oportunidade a mais para viajar. Embora cada vez mais pessoas possam viajar em datas diferentes ao longo do ano, justamente por terem mais flexibilidade de agenda e trabalho, muitos ainda se beneficiam dessas folgas prolongadas, especialmente famílias com crianças em idade escolar, que acabam tendo menos opções. Por isso, os feriados continuam sendo importantes para o setor, contribuindo para o aumento das vendas de viagens"

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

Os feriados nacionais de 2025 serão: Réveillon, Carnaval Sexta-Feira Santa, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e Natal. Além desses, outros pontos facultativos também podem entrar na conta, como quarta-feira de cinzas e Corpus Christi, além, claro, dos feriados estaduais e municipais.

Feriados prolongados de 2025

Janeiro

  • Ano novo: 1º de janeiro, quarta-feira (feriado nacional)

Março

  • Carnaval: 3 e 4 de março, segunda e terça-feira (ponto facultativo)
  • Quarta-feira de cinzas: 5 de março, quarta-feira (ponto facultativo até 14h)

Abril

  • Sexta-feira Santa: 18 de abril, sexta-feira (feriado nacional)
  • Páscoa: 20 de abril, domingo
  • Tiradentes: 21 de abril, segunda-feira (feriado nacional)

Maio

  • Dia do Trabalhador: 1º de maio, quinta-feira (feriado nacional)

Junho

  • Corpus Christi: 19 de junho, quinta-feira (ponto facultativo)

Outubro

  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, domingo (feriado nacional)

Novembro

  • Finados: 2 de novembro, domingo (feriado nacional)
  • Proclamação da República: 15 de novembro, sábado (feriado nacional)
  • Dia da Consciência Negra: 20 de novembro, quinta-feira (ponto facultativo)

Dezembro

  • Véspera de Natal: 24 de dezembro, quarta-feira (ponto facultativo após 14h)
  • Natal: 25 de dezembro, quinta-feira (feriado nacional)
  • Véspera do Ano Novo: 31 de dezembro, quarta-feira (ponto facultativo após 14h)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.