Capacitação da Enit a bordo de navio exalta a diversidade do destino Itália
Fernanda Longobardo e parceiros recebem parceiros no Costa Diadema
COSTA DIADEMA - O primeiro dia de capacitação organizado pela Enit (Turismo da Itália) a bordo do Costa Diadema aconteceu na tarde de sexta-feira enquanto o navio estava atracado na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Os 30 operadores brasileiros convidados foram contemplados inicialmente com uma apresentação organizada pela diretora da Enit, Fernanda Longobardo, que ressaltou as vantagens de se fazer Turismo na Itália.
Não faltam motivos para conhecer o país, que possui 75% dos lugares no mundo considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. A Itália pode ser visitada em qualquer estação do ano, pois tem atrações ligadas à arte, cultura, natureza, gastronomia e compras, que independem do momento visitado. O país, além de ser o maior produtor de vinhos do mundo, possui mais de 3,6 mil museus, mais de 5 mil monumentos e sítios arqueológicos, mais de 46 mil projetos arquitetônicos e mais de 34 milocais de entretenimento considerando festivais e iniciativas culturais.
OPERADORA CARRANI
A segunda apresentação do primeiro dia foi feita pela representante da Carrani Tours no Brasil, Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand, que contou a história da operadora na Itália e a retomada dos trabalhos após a pandemia. “A tradição da Carrani permite algumas vantagens para os viajantes. No Vaticano, por exemplo, os visitantes da gente têm entrada exclusiva, sem filas e com horários especiais”, diz ela.
O portfolio de excursões é imenso. Segundo Maria Camilla, só em Roma a Carrani possui mais de 50 tours variados, desde os clássicos que precisam ser vistos por viajantes que não conhecem o destino, como outros, para os querem ver e sentir algo de novo. Entre eles, tour para conhecer fábrica de sorvete, tour de confeitarias para degustar os melhores tiramisus, tour de café expresso, de mercados de rua, aula de gastronomia, aula para fazer massa e tour em vespa, as motos locais onde o turista pode ir dirigindo ou na garupa, onde aproveita ainda mais o passeio.
Maria Camilla ainda recomenda tours menores em Roma, com 10 pessoas, para o Coliseu e museus do Vaticano com preços acessíveis, grupos pequenos para a Puglia e Veneza e também os minitours, um dos seus produtos preferidos, pois são bons e baratos. “São pacotes com tarifas fixas para a Itália sem horário, que priorizam apenas transporte e hotéis. Não é um circuito, pode acrescentar e tirar os lugares que quiser no passeio” garante ela.
O departamento de grupos da Carrani também teve um bom crescimento, com destaque para o turismo religioso e de enogastronomia, assim como os serviços privativos para FIT e clientes VIP. Em 2019 a Carrani cresceu 45% no mercado brasileiro e, com a volta da normalidade, espera-se que 2022 esse crescimento retome para que em 2023 supere todas as expectativas.
Agora a operadora pode ser seguida em português no facebook, no instagram e através do seu novo blog.
LEPTIS TOURS
O terceiro expositor do dia foi Celestino Ciacciarelli, diretor da Leptis Tour, operadora de Turismo italiana com serviços especializados e sob medida para o perfil de cada cliente. Nascido em uma pequena cidade da Itália, Celestino vive em Roma há 40 anos e conhece muito bem os hotéis e restaurantes sugeridos em seus roteiros.
A Leptis organiza roteiros para grupos privativos e famílias, visaa o mercado brasileiro e oferece assistência 24h em português ao turista na Itália. Suas propostas de excursões englobam todo o país, vão desde pequenos tours por regiões específicas de 4 a 8 dias, até tours completos, um deles chamado Itália Completa, de 17 dias, que percorre as mais famosas cidades e atrações italianas. Outros passeios sugeridos pela Leptis focam a arte, a gastronomia e o turismo espiritual.
EMILIA ROMANA
As apresentações do dia terminaram com a exposição de Luca Sandri, operador e representante oficial das cidades de Modena e Bolonha, que discursou sobre a região da Emilia Romana, localizada próxima a cidades importantes de outras regiões como Milão e Florença, ao mar Adriático e também a Ferrara, Rimini e Parma, pérolas desse pedaço pouco conhecido pelos brasileiros em geral. Luca ressaltou as delícias da gastronomia da região como o vinho lambrusco e as inúmeras vinícolas, o azeite balsâmico, o presunto de Parma, e atrações interessantes a serem visitadas como as fábricas automotivas da Ferrari e Lamborguini, museus, festivais de vinho e de música. Seus serviços estão disponíveis para hospedagem, transfers, tours guiados e experiências diversas.
(Alexandre Campbell, especial para a PANROTAS)
Veja mais fotos no álbum abaixo.
Não faltam motivos para conhecer o país, que possui 75% dos lugares no mundo considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. A Itália pode ser visitada em qualquer estação do ano, pois tem atrações ligadas à arte, cultura, natureza, gastronomia e compras, que independem do momento visitado. O país, além de ser o maior produtor de vinhos do mundo, possui mais de 3,6 mil museus, mais de 5 mil monumentos e sítios arqueológicos, mais de 46 mil projetos arquitetônicos e mais de 34 milocais de entretenimento considerando festivais e iniciativas culturais.
OPERADORA CARRANI
A segunda apresentação do primeiro dia foi feita pela representante da Carrani Tours no Brasil, Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand, que contou a história da operadora na Itália e a retomada dos trabalhos após a pandemia. “A tradição da Carrani permite algumas vantagens para os viajantes. No Vaticano, por exemplo, os visitantes da gente têm entrada exclusiva, sem filas e com horários especiais”, diz ela.
O portfolio de excursões é imenso. Segundo Maria Camilla, só em Roma a Carrani possui mais de 50 tours variados, desde os clássicos que precisam ser vistos por viajantes que não conhecem o destino, como outros, para os querem ver e sentir algo de novo. Entre eles, tour para conhecer fábrica de sorvete, tour de confeitarias para degustar os melhores tiramisus, tour de café expresso, de mercados de rua, aula de gastronomia, aula para fazer massa e tour em vespa, as motos locais onde o turista pode ir dirigindo ou na garupa, onde aproveita ainda mais o passeio.
Maria Camilla ainda recomenda tours menores em Roma, com 10 pessoas, para o Coliseu e museus do Vaticano com preços acessíveis, grupos pequenos para a Puglia e Veneza e também os minitours, um dos seus produtos preferidos, pois são bons e baratos. “São pacotes com tarifas fixas para a Itália sem horário, que priorizam apenas transporte e hotéis. Não é um circuito, pode acrescentar e tirar os lugares que quiser no passeio” garante ela.
O departamento de grupos da Carrani também teve um bom crescimento, com destaque para o turismo religioso e de enogastronomia, assim como os serviços privativos para FIT e clientes VIP. Em 2019 a Carrani cresceu 45% no mercado brasileiro e, com a volta da normalidade, espera-se que 2022 esse crescimento retome para que em 2023 supere todas as expectativas.
Agora a operadora pode ser seguida em português no facebook, no instagram e através do seu novo blog.
LEPTIS TOURS
O terceiro expositor do dia foi Celestino Ciacciarelli, diretor da Leptis Tour, operadora de Turismo italiana com serviços especializados e sob medida para o perfil de cada cliente. Nascido em uma pequena cidade da Itália, Celestino vive em Roma há 40 anos e conhece muito bem os hotéis e restaurantes sugeridos em seus roteiros.
A Leptis organiza roteiros para grupos privativos e famílias, visaa o mercado brasileiro e oferece assistência 24h em português ao turista na Itália. Suas propostas de excursões englobam todo o país, vão desde pequenos tours por regiões específicas de 4 a 8 dias, até tours completos, um deles chamado Itália Completa, de 17 dias, que percorre as mais famosas cidades e atrações italianas. Outros passeios sugeridos pela Leptis focam a arte, a gastronomia e o turismo espiritual.
EMILIA ROMANA
As apresentações do dia terminaram com a exposição de Luca Sandri, operador e representante oficial das cidades de Modena e Bolonha, que discursou sobre a região da Emilia Romana, localizada próxima a cidades importantes de outras regiões como Milão e Florença, ao mar Adriático e também a Ferrara, Rimini e Parma, pérolas desse pedaço pouco conhecido pelos brasileiros em geral. Luca ressaltou as delícias da gastronomia da região como o vinho lambrusco e as inúmeras vinícolas, o azeite balsâmico, o presunto de Parma, e atrações interessantes a serem visitadas como as fábricas automotivas da Ferrari e Lamborguini, museus, festivais de vinho e de música. Seus serviços estão disponíveis para hospedagem, transfers, tours guiados e experiências diversas.
(Alexandre Campbell, especial para a PANROTAS)
Veja mais fotos no álbum abaixo.