Da Redação   |   27/11/2024 14:55
Atualizada em 27/11/2024 17:49

Brasil emplaca nove restaurantes no Latin America’s 50 Best Restaurants; fotos

O restaurante Lasai é considerado o melhor do Brasil e ficou no top 10 da América Latina

PANROTAS / Marluce Balbino
50 Best voltou ao Rio de Janeiro pelo 2º ano consecutivo
50 Best voltou ao Rio de Janeiro pelo 2º ano consecutivo

RIO DE JANEIRO - Depois de várias mudanças de endereço, a bela construção do centenário Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, foi o cenário da premiação oficial dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2024. A cerimônia aconteceu na noite dessa terça-feira (26), seguida por uma festa na Casa Camolese, no Jockey Club, no bairro do Jardim Botânico.

Veja o álbum de fotos abaixo

A quente noite de primavera no Rio fez leques serem disputados, e consagrou como melhor restaurante da América Latina a parrilla Don Julio, há mais de 20 anos bem conhecida dos brasileiros em Buenos Aires. Ao todo, a Argentina aparece com oito restaurantes na lista dos 50 Best.

No bairro de Palermo Viejo, o Don Julio foi criado pelo sommelier Pablo Rivero e é comandado pelo chef Guido Tassi. As mesas para almoço ou jantar devem ser reservadas com meses de antecedência ou disputadas no dia mesmo, em longas filas na porta.

“Don Julio é um projeto que abarca outros”, disse Rivero em entrevista após a premiação (como o restaurante El Preferido de Palermo, por exemplo, que ficou em 31º lugar no ranking e faz parte do grupo). “Estamos sempre apresentando coisas novas e valorizando os pequenos produtores. A carne vem sendo demonizada. Posso garantir que somos uma máquina de capturar carbono e regenerar solos. A parrilla faz parte da identidade argentina”.

A lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina reuniu casas de 22 cidades em 13 países. Em segundo lugar no ranking, ficou o Maido, em Lima, do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura; em terceiro, El Chato, em Bogotá, do chef Álvaro Clavijo.

Brasil tem nove representantes entre os 50 melhores da América Latina

PANROTAS / Marluce Balbino
William Drew, do 50 Best
William Drew, do 50 Best

O Brasil tem nove representantes entre os 50 Best. A melhor posição é a do carioca Lasai, comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, sétimo colocado na lista. Outro restaurante do Rio, o Oteque, do chef Alberto Landgraf ficou em 21º lugar. Somente São Paulo teve sete empreendimentos premiados:

  • Casa do Porco (número 15), de Jefferson Rueda;
  • O retorno do Tuju (16), de Ivan Ralston, que ganhou ainda um prêmio especial de hospitalidade;
  • Evvai (20), do chef Luiz Filipe Souza;
  • Nelita (26), da chef Tássia Magalhães;
  • Metzi (27), dos chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz;
  • Maní (35), da chef Helena Rizzo;
  • Kotori (50), do chef Thiago Bañares, estreando na lista.

Evento latino-americano acontece pela segunda vez consecutiva no Rio

PANROTAS / Marluce Balbino
Pedro Mattos e Patrick Corrêa, da Riotur, com Daniela Maia, secretária de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, e Lu Lacerda, do Blog do Rio
Pedro Mattos e Patrick Corrêa, da Riotur, com Daniela Maia, secretária de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, e Lu Lacerda, do Blog do Rio

A cerimônia no Museu Histórico Nacional reuniu chefs, sommeliers e restaurateurs premiados; patrocinadores, jornalistas brasileiros e estrangeiros, e convidados em geral.

Além de representantes do trade do Rio, como Daniela Maia, secretária municipal de Turismo e uma das responsáveis pela premiação acontecer na cidade; Roberta Werner e Carlos Werneck, do Visit Rio/Rio Conventions & Visitor Bureau (Rio CVB); Patrick Corrêa, presidente da Riotur; Ulisses Marreiro, diretor da Belmond no Brasil (o Copacabana Palace foi a sede da cerimônia ano passado); Cristiana Beltrão, restauratrice carioca e pesquisadora de gastronomia e pequenos produtores do Estado do Rio no recém-criado Instituto Bazzar.

“É muito emblemático o Rio sediar um evento dessa magnitude num lugar tão especial”, disse Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio/Rio CVB, ao Portal PANROTAS. “Realizar mais uma vez o 50 Best na cidade fortalece o ambiente de negócios e proporciona destaque merecido para um segmento forte. Gastronomia é elemento-chave na promoção do Rio”.

PANROTAS / Marluce Balbino
Roberta Werner, do Visit Rio
Roberta Werner, do Visit Rio

“O 50 Best ratifica o Rio como capital dos grandes eventos e celebra um ano mágico para a cidade”, disse Patrick Corrêa, da Riotur, ao Portal PANROTAS. “Nosso desafio como agentes públicos é manter um calendário de eventos. O Rio não tem mais baixa temporada", complementou.

No dia anterior à cerimônia de premiação, alguns chefs de diferentes países participaram, no Teatro do Copacabana Palace, do painel #50BestTalks para debater “Os sabores únicos da América Latina”. Outros encontros gastronômicos foram realizados no Rio, nos últimos dias, com a presença de vários chefs de fora da cidade.

O Fairmont Copacabana, por exemplo, promoveu um almoço a oito mãos no Marine Restô, comandado por Jérôme Dardillac, à frente da gastronomia do hotel, e um evento para convidados no Tropìk Beach Club.

Sete restaurantes brasileiros nas posições de 51 a 100

PANROTAS / Marluce Balbino
Eduardo Cavaliere, vice-prefeito do Rio, Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio de Janeiro, e Charles Reed, do 50 Best
Eduardo Cavaliere, vice-prefeito do Rio, Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio de Janeiro, e Charles Reed, do 50 Best

O ranking 2024 dos restaurantes latino-americanos classificados entre 51 e 100 foi divulgado na primeira quinzena de novembro. Reúne empreendimentos de mais de 20 diferentes cidades, de Buenos Aires e Montevidéu à Cidade do México e Cancún, passando por capitais de países da América Central, como Costa Rica, Guatemala e Panamá, que também estão na lista dos 50 Best. Há sete restaurantes brasileiros representando quatro cidades.

São eles Manu (número 60), da chef Manu Buffara, em Curitiba; Origem (68), de Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, em Salvador; D.O.M (67), do chef Alex Atala; o estreante Notiê (85), comandando pelo chef Onildo Rocha; Mocotó (87), do chef Rodrigo Oliveira, todos os quatro em São Paulo, e ainda o Ristorante Hotel Cipriani (77), no Copacabana Palace, e o retorno do Oro (91), do chef Felipe Bronze, ambos no Rio de Janeiro.

A lista completa dos Latin America’s 50 Best Restaurants em 2024: https://www.theworlds50best.com/stories/News/latin-americas-50-best-restaurants-2024-list-revealed.html

A lista completa dos restaurantes da América Latina classificados de 51 a 100: https://www.theworlds50best.com/stories/News/latin-americas-50-best-restaurants-2024-51-100-list-revealed.html.


Top 50 restaurantes da América Latina

  1. Don Julio Buenos Aires
  2. Maido Lima
  3. El Chato Bogotá
  4. Kjolle Lima
  5. Boragó Santiago
  6. Celele Cartagena
  7. Lasai Rio de Janeiro
  8. Mérito Lima
  9. Quintonil Cidade do México
  10. Leo Bogotá
  11. Nuema Quito
  12. Alcalde Guadalajara
  13. Mayta Lima
  14. Maito Cidade do Panamá
  15. A Casa do Porco São Paulo
  16. Tuju São Paulo
  17. Fauna Valle de Guadalupe
  18. Gran Dabbang Buenos Aires
  19. Rafael Lima
  20. Evvai São Paulo
  21. Oteque Rio de Janeiro
  22. Sublime Cidade da Guatemala
  23. Villa Torél Ensenada
  24. Pujol Cidade do México
  25. Sikwa San José
  26. Nelita São Paulo
  27. Metzi São Paulo
  28. Cosme Lima
  29. Mishiguene Buenos Aires
  30. La Mar Lima
  31. El Preferido de Palermo Buenos Aires
  32. Arca Tulum
  33. Trescha Buenos Aires
  34. Niño Gordo Buenos Aires
  35. Maní São Paulo
  36. Huniik Mérida
  37. Julia Buenos Aires
  38. Gustu La Paz
  39. Mercado 24 Cidade da Guatemala
  40. Cantina del Tigre Cidade do Panamá
  41. Lo de Tere Punta del Este
  42. Manuel Barranquilla
  43. Máximo Bistrot Cidade do México
  44. Cordero Caracas
  45. Humo Negro Bogotá
  46. Aramburu Buenos Aires
  47. Sud 777 Cidade do México
  48. Rosetta Cidade do México
  49. Mil Moray
  50. Kotori São Paulo



Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados