Brasil emplaca nove restaurantes no Latin America’s 50 Best Restaurants; fotos
O restaurante Lasai é considerado o melhor do Brasil e ficou no top 10 da América Latina

RIO DE JANEIRO - Depois de várias mudanças de endereço, a bela construção do centenário Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, foi o cenário da premiação oficial dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2024. A cerimônia aconteceu na noite dessa terça-feira (26), seguida por uma festa na Casa Camolese, no Jockey Club, no bairro do Jardim Botânico.
Veja o álbum de fotos abaixo
A quente noite de primavera no Rio fez leques serem disputados, e consagrou como melhor restaurante da América Latina a parrilla Don Julio, há mais de 20 anos bem conhecida dos brasileiros em Buenos Aires. Ao todo, a Argentina aparece com oito restaurantes na lista dos 50 Best.
No bairro de Palermo Viejo, o Don Julio foi criado pelo sommelier Pablo Rivero e é comandado pelo chef Guido Tassi. As mesas para almoço ou jantar devem ser reservadas com meses de antecedência ou disputadas no dia mesmo, em longas filas na porta.
“Don Julio é um projeto que abarca outros”, disse Rivero em entrevista após a premiação (como o restaurante El Preferido de Palermo, por exemplo, que ficou em 31º lugar no ranking e faz parte do grupo). “Estamos sempre apresentando coisas novas e valorizando os pequenos produtores. A carne vem sendo demonizada. Posso garantir que somos uma máquina de capturar carbono e regenerar solos. A parrilla faz parte da identidade argentina”.
A lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina reuniu casas de 22 cidades em 13 países. Em segundo lugar no ranking, ficou o Maido, em Lima, do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura; em terceiro, El Chato, em Bogotá, do chef Álvaro Clavijo.
Brasil tem nove representantes entre os 50 melhores da América Latina

O Brasil tem nove representantes entre os 50 Best. A melhor posição é a do carioca Lasai, comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, sétimo colocado na lista. Outro restaurante do Rio, o Oteque, do chef Alberto Landgraf ficou em 21º lugar. Somente São Paulo teve sete empreendimentos premiados:
- Casa do Porco (número 15), de Jefferson Rueda;
- O retorno do Tuju (16), de Ivan Ralston, que ganhou ainda um prêmio especial de hospitalidade;
- Evvai (20), do chef Luiz Filipe Souza;
- Nelita (26), da chef Tássia Magalhães;
- Metzi (27), dos chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz;
- Maní (35), da chef Helena Rizzo;
- Kotori (50), do chef Thiago Bañares, estreando na lista.
Evento latino-americano acontece pela segunda vez consecutiva no Rio

A cerimônia no Museu Histórico Nacional reuniu chefs, sommeliers e restaurateurs premiados; patrocinadores, jornalistas brasileiros e estrangeiros, e convidados em geral.
Além de representantes do trade do Rio, como Daniela Maia, secretária municipal de Turismo e uma das responsáveis pela premiação acontecer na cidade; Roberta Werner e Carlos Werneck, do Visit Rio/Rio Conventions & Visitor Bureau (Rio CVB); Patrick Corrêa, presidente da Riotur; Ulisses Marreiro, diretor da Belmond no Brasil (o Copacabana Palace foi a sede da cerimônia ano passado); Cristiana Beltrão, restauratrice carioca e pesquisadora de gastronomia e pequenos produtores do Estado do Rio no recém-criado Instituto Bazzar.
“É muito emblemático o Rio sediar um evento dessa magnitude num lugar tão especial”, disse Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio/Rio CVB, ao Portal PANROTAS. “Realizar mais uma vez o 50 Best na cidade fortalece o ambiente de negócios e proporciona destaque merecido para um segmento forte. Gastronomia é elemento-chave na promoção do Rio”.

“O 50 Best ratifica o Rio como capital dos grandes eventos e celebra um ano mágico para a cidade”, disse Patrick Corrêa, da Riotur, ao Portal PANROTAS. “Nosso desafio como agentes públicos é manter um calendário de eventos. O Rio não tem mais baixa temporada", complementou.
No dia anterior à cerimônia de premiação, alguns chefs de diferentes países participaram, no Teatro do Copacabana Palace, do painel #50BestTalks para debater “Os sabores únicos da América Latina”. Outros encontros gastronômicos foram realizados no Rio, nos últimos dias, com a presença de vários chefs de fora da cidade.
O Fairmont Copacabana, por exemplo, promoveu um almoço a oito mãos no Marine Restô, comandado por Jérôme Dardillac, à frente da gastronomia do hotel, e um evento para convidados no Tropìk Beach Club.
Sete restaurantes brasileiros nas posições de 51 a 100

O ranking 2024 dos restaurantes latino-americanos classificados entre 51 e 100 foi divulgado na primeira quinzena de novembro. Reúne empreendimentos de mais de 20 diferentes cidades, de Buenos Aires e Montevidéu à Cidade do México e Cancún, passando por capitais de países da América Central, como Costa Rica, Guatemala e Panamá, que também estão na lista dos 50 Best. Há sete restaurantes brasileiros representando quatro cidades.
São eles Manu (número 60), da chef Manu Buffara, em Curitiba; Origem (68), de Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, em Salvador; D.O.M (67), do chef Alex Atala; o estreante Notiê (85), comandando pelo chef Onildo Rocha; Mocotó (87), do chef Rodrigo Oliveira, todos os quatro em São Paulo, e ainda o Ristorante Hotel Cipriani (77), no Copacabana Palace, e o retorno do Oro (91), do chef Felipe Bronze, ambos no Rio de Janeiro.
A lista completa dos Latin America’s 50 Best Restaurants em 2024: https://www.theworlds50best.com/stories/News/latin-americas-50-best-restaurants-2024-list-revealed.html
A lista completa dos restaurantes da América Latina classificados de 51 a 100: https://www.theworlds50best.com/stories/News/latin-americas-50-best-restaurants-2024-51-100-list-revealed.html.
Top 50 restaurantes da América Latina
- Don Julio Buenos Aires
- Maido Lima
- El Chato Bogotá
- Kjolle Lima
- Boragó Santiago
- Celele Cartagena
- Lasai Rio de Janeiro
- Mérito Lima
- Quintonil Cidade do México
- Leo Bogotá
- Nuema Quito
- Alcalde Guadalajara
- Mayta Lima
- Maito Cidade do Panamá
- A Casa do Porco São Paulo
- Tuju São Paulo
- Fauna Valle de Guadalupe
- Gran Dabbang Buenos Aires
- Rafael Lima
- Evvai São Paulo
- Oteque Rio de Janeiro
- Sublime Cidade da Guatemala
- Villa Torél Ensenada
- Pujol Cidade do México
- Sikwa San José
- Nelita São Paulo
- Metzi São Paulo
- Cosme Lima
- Mishiguene Buenos Aires
- La Mar Lima
- El Preferido de Palermo Buenos Aires
- Arca Tulum
- Trescha Buenos Aires
- Niño Gordo Buenos Aires
- Maní São Paulo
- Huniik Mérida
- Julia Buenos Aires
- Gustu La Paz
- Mercado 24 Cidade da Guatemala
- Cantina del Tigre Cidade do Panamá
- Lo de Tere Punta del Este
- Manuel Barranquilla
- Máximo Bistrot Cidade do México
- Cordero Caracas
- Humo Negro Bogotá
- Aramburu Buenos Aires
- Sud 777 Cidade do México
- Rosetta Cidade do México
- Mil Moray
- Kotori São Paulo
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS.