Miami LGBT: conheça 10 experiências imperdíveis
Restaurantes com shows, praias, hotéis e atrações atendem todos os gostos
O turista LGBT já elegeu Miami como um dos seus destinos preferidos nos Estados Unidos, seja por causa das festas e eventos exclusivos ou por causa dos atrativos, que vão de baladas sensacionais a museus únicos, da praia com points para todos a hotéis únicos, do lifestyle LGBT da cidade ao ar latino cosmopolita, das compras à arte de rua. Isso sem falar das experiências gastronômicas, estreladas ou não, que levam todos os sabores do mundo para Miami.
A Orinter Pride, divisão voltada ao público LGBT dentro da operadora Orinter, e o Visit Miami, representado pelo diretor para o Mercado LGBTQIA+, Dan Rios, prepararam um roteiro com foco nas experiências LGBT e no lifestylle de Miami, para um grupo de agentes de viagens convidados.
Confira alguns dos highlights que você pode recomendar sem medo de errar aos seus passageiros:
1 – GAYTHERING HOTEL (E BAR)
O hotel mais gay de Miami Beach, com quartos decorados em vermelho e preto, bem kitsch e namorando com um ambiente de fetiches, é opção para quem quer uma experiência diferenciada e raiz. Não espere luxo ou serviço de concierge, mas pode contar com um ambiente alternativo e um lobby bar ousado, com direito a eventos diferentes a cada noite (como karaokê às segundas), lounges e... uma sauna. Sim, uma sauna muito frequentada pelos locais.
2 – AXEL BEACH MIAMI
Primeiro hotel dedicado ao público LGBT, o Axel está em South Beach (que muitos abreviam para SoBe), na Collins Ave., a apenas uma quadra da praia. Na alta temporada, é parada obrigatória entre as festas, e cria diversos ambientes festivos para hóspedes e não hóspedes. Nos meses de baixa, é um refúgio para quem quer curtir Miami com exclusividade. A decoração art déco e facilidades como ampla piscina e bares descolados na piscina, lobby e nos fundos, com vista para a Washington Ave. fazem a diferença. Localização, aliás, é ponto alto do hotel. Está no centro de tudo em South Beach.
3 – PALACE BAR & RESTAURANT
O icônico bar gay da Ocean Drive tem shows de drag queens no almoço e à noite. Os shows são realizados entre as mesas, na área externa do restaurante, de frente para a praia de South Beach. A tradição manda dar notas de dólares para as performers durante os shows, então é bom levar notas pequenas em abundância. Garçons sem camisa, menu executivo com boas opções e muitos drinques completam o leque de opções.
4 – TWIST
Um dos mais famosos bares gays, é uma casa noturna com vários andares, labirintos e lounges. Segundo os locais, vá cedo, para pegar o happy hour, ou tarde, bem tarde, na madrugada já, para aproveitar o fervo. Para fazer hora, a Ocean Drive fica a duas quadras.
Saiba mais em @twistsobe (no Instagram).
5 – SOUTH BEACH
Praia. Praia. Praia. Não há um point oficial dos gays em South Beach (afinal a praia todas é deles, ou não?), mas em frente as ruas 11 e 12 há uma concentração maior da comunidade LGBT, próximo ao posto de salvamento com as cores do arco-íris.
6 – EVENTOS
Direcionados para esse público, como a Miami Beach Pride, em abril, ou a Celebrate Orgullo, em novembro, os eventos são um dos pilares do Turismo LGBT em Miami. Os principais endereços LGBT contam com revistas que trazem anúncios das principais festas, mas sites como o do VisitMiamiLGBTQ.com e dos hotéis e casas noturnas, também mostram a agitada agenda da cidade. Mesmo eventos que não são focados no público LGBT, como a ArtBasel, em dezembro, ou os tradicionais Réveillon e 4 de Julho, sempre terão ou atrairão eventos LGBT. Festa em Miami é sempre a melhor diversão.
Saiba mais em www.VisitMiamiLGBTQ.com.
7 – WYNWOOD
Explorar os diversos quarteirões do distrito artístico de Wynwood é um dos melhores programas de Miami. A cada esquina, a cada quarteirão há novos painéis, murais, grafites, galerias e até museus dedicados à arte de rua. A Wynwood Buggies oferece tours guiados por artistas locais, em carrinhos de golfe (sim, eles chamam de buggies, mas são golf carts adaptados). A empresa também oferece aulas de grafite, experiências com as latas de spray e outras interações que enriquecem ainda mais o passeio.
8 – ARLO WYNWOOD
Com hotéis em Nova York e Chicago, a rede chegou ao coração da nova Miami, no distrito de arte de Wynwood. O Arlo Wynwood tem um rooftop (com piscina e cabanas) e vista para os murais e grafites da regiçai, e diversos espaços para os hóspdes, do restaurante no lobby, ao andar de wellness e convivência. O hotel tem atividades para os hóspedes, muitas ligadas à arte local, e avisa pelo WhatsApp para que o visitante se programe e não perca nada. Decoração com muita arte (incluindo dois murais incríveis), quartos com design criativo e leve, localização privilegiada (dá para andar para as baladas e atrações de Wynwood) e serviço muito bom fazem do Arlo uma ótima opção em Miami, em uma área que só cresce.
9 – R HOUSE
Alguns dos melhores pratos em Miami você vai experimentar no R House, em Wynwood. O chef Rocco Carulli e seu marido, Owen Bale, comandam uma das casas mais criativas de Miami, com direito a programação variada de shows e um drag brunch nos finais de semana.
Saiba mais em www.rhousewynwood.com.
10 – DOUBLE STUBBLE AT GRAMPS
É uma festa que ocorre todas as quintas-feiras, no Gramps, um dos bares mais famosos de Wynwood. Drag queens e performes trans e não-binários ficam responsáveis pelo entretenimento e os DJs residentes pelo melhor som de Miami.
Saiba mais em @doubestubblemiami (no Instagram).
Miami tem muito mais a oferecer ao público LGBTQIA+ e nos próximos anos a cidade vai passar por um novo boom hoteleiro, que vai possibilitar receber ainda mais eventos. Em 2026, será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, com sete jogos.
Saiba mais em www.VisitMiamiLGBTQ.com.
E-mail: dan@gmcvb.com, aos cuidados do diretor de Marketing para o mercado LGBTQ no Visit Miami, Dan Rios.