Turismo de esportes e aventura é forte nicho para destinos americanos
E foi tema de um painel especial temático no Visit USA 2024, em Belo Horizonte
BELO HORIZONTE - De viagens com motorhomes a esportes em grandes cidades, as experiências ao ar livre foram destaque do Visit USA em Belo Horizonte. Muito além de Walt Disney World e dos Grand Canyons, os Estados Unidos oferecem uma gama de possibilidades para quem curte o Turismo ao ar livre, dos mais aventureiros ao que prezam pelo conforto e estrutura.
Abordando esse nicho promissor, Eduardo Genekian (Cruise America Motorhomes), Júlia Guerra (San Francisco Travel) e Vera Achcar (Choose Chicago) participaram do painel Descubra as emoções dos EUA: Turismo de Esportes e Aventura que contou com a mediação de Joel Reynoso (conselheiro comercial do Consulado dos EUA) no Visit USA em Belo Horizonte desta quinta-feira (29).
Cruise America Motorhomes
No Brasil, historicamente, estamos mais familiarizados com trailers, que precisam de uma licença especial. Não é o caso dos motorhomes viabilizados pela Cruise America nos Estados Unidos.
Essa é uma opção para os que querem curtir as estradas norte-americanas, como a famosa Rota 66 que liga San Francisco a Chicago, e apreciar a natureza com conforto. "Os parques nacionais são a cereja de quem gosta da vida ao ar livre e viajar por eles de motorhome é uma experiência única", afirmou Eduardo Genekian.
As cidades também são atraentes para os "motorhomers", especialmente quando sediam campeonatos de esportes diversos. É um costume estadunidense chegar cedo em um dia de jogo e montar a estrutura de churrasco ao redor do motorhome, promovendo um encontro que dura o dia inteiro.
Choose Chicago
Chicago convida à vida ao ar livre porque conta com 580 parques, é um dos principais destinos para praticar caiaque nos Estados Unidos e uma cidade famosa pelo seu parque arquitetônico, que pode ser conhecido em um tour de bicicleta.
Além dos pontos turísticos, todas as principais ligas esportivas estão em Chicago. "Quem nunca ouviu falar do Chicago Bulls? E do Chicago Bears?", lembrou Vera Achcar. Ainda que o passageiro não acompanhe diretamente esportes como hockey ou basquete, viver a experiência com uma torcida local dentro de um estádio grandioso é algo que vale a pena oferecer aos viajantes.
Participar como atleta também é uma possibilidade, a Chicago Marathon acontece em outubro e para 2024 as vagas estão esgotadas, mas já é o momento de se preparar para a maratona de 2025.
San Francisco Travel
Por estar numa península e ser uma cidade acidentada, San Francisco, na Califórnia, proporciona o estilo de vida ao ar livre. Hiking urbano com trilhas naturais e que passam por obras de arte, kite e windsurfe, caiaque e cruzeiros na baía fazem parte da cultura local.
"O viajante tem procurado acompanhar campeonatos de basquete", contou Júlia Guerra que reforça a importância de sugerir ao viajante a experiência de acompanhar um esporte local.
Em junho acontece a Bay to Breakers, corrida descontraída em que os participantes correm fantasiados, uma experiência divertida e que todos podem participar.
Além da diversão, atividades outdoor também são opções excelentes para viagens corporativas, com dinâmicas ao ar livre. Uma aula de yoga seguida de um almoço, ou uma viagem de motorhome são exemplos que podem integrar profundamente um time corporativo.
Informações para o trade
Os palestrantes indicaram visitar os sites cruiseamerica.com, sftravel.com e choosechicago.com para inspirações de roteiros de esportes e destinos ao ar livre.
Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS