Você promove as lives certas para os agentes? Unav e PANROTAS dão dicas
Você promove as lives certas para os agentes? Bate papo entre PANROTAS e Unav dá dicas de temas
"Que empresa pode fechar com essa crise?”; “Em quem posso confiar e comprar os produtos que meus clientes querem para a retomada?”; e “Que setores estão mais fragilizados?” foram as perguntas recorrentes dos agentes de viagens da União Nacional de Agências de Viagens (Unav), em reunião com o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, e o CCO e editor-chefe, Artur Luiz Andrade, nesta terça-feira, 19, em uma sala virtual do Zoom.
O objetivo era um bate papo sobre as perspectivas para os agentes de viagens pós-pandemia, na tão aguardada retomada, e a maior ansiedade dos agentes era em relação a que fornecedores confiar. Uma pergunta que ninguém sabe ou pode responder, afinal, todos estão no mesmo barco, atrás de crédito e vendas, de novos protocolos e adaptações e de reinventar seus negócios para o que alguns chamam de “novo normal”, que pode ser transitório ou para sempre. O importante é criar relações de fidelidade e confiança no Turismo. A relação entre distribuidores e fornecedores precisa ser mais próxima e transparente e com atualizações diárias. Mas não apenas sobre produtos e destinos.
Desse papo vem, portanto, uma grande dica para operadores, hotéis, empresas aéreas e demais fornecedores: esqueçam as lives de treinamento que somente falam de produto, destinos e novidades de pacotes e empreendimentos.
Invistam em uma conversa mais franca com os agentes, falem de marketing digital, deem conselhos sobre gerenciamento financeiro, abram seu portfólio de boas ideias e de ferramentas para o relacionamento e gerenciamento dos clientes, ajudem a identificar oportunidades para novas fontes de renda e novas formas de atuação pós-pandemia... e sejam transparente em relação a seus planos, como se prepararam para a crise e a retomada e como construir uma relação e confiança. Só passar o filme do hotel e mostrar os pacotes preparados não é tão produtivo quanto parece. É preciso ir além nesse momento. Escute seus parceiros e ofereça conhecimento, consultoria (mesmo fora da sua área), dicas e...produtos para a retomada (pois com certeza todos estarão mais bem preparados para vender).
CONFIANÇA E RELEVÂNCIA
Confiança e relacionamento também foram temas de perguntas em relação à própria PANROTAS, com os agentes da Unav (cerca de 100 participaram, de um total de 255) querendo saber sobre produção de conteúdo, criação de canais, o negócio da publicidade, a realização de lives e como a PANROTAS lida com notícias de grandes concorrentes das agências.
“Foi um papo bem construtivo, com perguntas de muito alto nível e agentes de viagens muito interessados em seu negócio e na indústria. Claro que essa angústia atual, e vivemos um momento em que as notícias ruins vão se multiplicar, interfere no alto astral do setor, mas os associados da Unav se mostram unidos e dispostos a saírem mais fortes dessa crise”, avalia o editor da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.
“Contamos um pouco de como funciona a PANROTAS e como eles precisam olhar cada reportagem ou notícia de um ângulo focado no aproveitamento de alguma mensagem. Aprendemos sempre o que fazer e o que não fazer com bons e maus exemplos, com concorrentes ou com quem atua em outro nicho ou negócio. Não podemos nos fechar em uma bolha. Isso pode ser reconfortante, mas não nos dá a visão do todo, que é o que buscamos trazer aos nossos leitores, em especial os agentes de viagens”, continuou o jornalista.
ON-LINE
O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, foi perguntado sobre dicas de vendas e ferramentas on-line (e indicou várias delas, usando a própria transformação digital da PANROTAS como exemplo) e também ouviu várias sugestões dos agentes da Unav. “Fomos surpreendidos com uma pesquisa respondida por 179 dos 255 associados e eles nos entregaram isso de presente. Uma iniciativa que mostra que eles também estão atentos à ciência, aos dados, às análises, que é uma das vertentes da PANROTAS. E o quanto nos reconhecem como um aliado e porta-voz do setor”, afirmou.
Atenção aos pequenos agentes de viagens, o papel das entidades, o futuro dos eventos (e como serão os eventos híbridos), as parcerias possíveis no setor, a atuação multicanal do segmento, a venda direta pelos fornecedores e a união dos players e associações também foram temas e angústias levantadas nas duas horas e meia de conversa, coordenadas por Inês Melo, da Stanfer Turismo, e Adriano Pereira, da Turix Turismo.
O QUE A UNAV ACHOU
“O encontro de ontem foi excelente, para que os agentes de viagens entendessem que a PANROTAS foi feita para nós, mesmo que muitas vezes pensemos que não é assim, dependendo das matérias postadas”, disse Inês Melo. “Nos foi explicado, tanto pelo Artur como pelo José Guilherme, que eles trazem matérias de empresas de todos os segmentos para que entendamos o modelo de negócio e analisarmos se é certo ou errado, o que podemos aprender e usar como argumento para nosso próprio negócio. E saibamos o que está ocorrendo em toda a indústria da qual fazemos parte”.
Para os agentes da Unav, foi importante receber a dica de “ver as matérias com outros olhos, pois sim, o PANROTAS é um informativo para o agente de viagens”, nas palavras de Inês. “Nós só postamos o que acreditamos ser de alta relevância para a classe dos agentes e para toda a indústria, que acompanhamos há 45 anos e por isso comemoramos com ela vitórias como a de hoje, da Nota Técnica do Senacon sobre a responsabilidade solidária”, acrescenta Artur Andrade. “Em quantas reportagens e congresso da Abav não tratamos desse tema...?”, relembra. "E vejam que o entendimento do governo passou por conversas com entidades, mas também olhando outros setores, como a venda on-line de ingressos e o e-commerce em geral. Ou seja, a gente aprende com tudo que está ao nosso redor".
“Foram duas horas e meia de um papo agradável, respeitoso, como deve ser quando recebemos uma visita em casa, e construtivo. Estar aberto para ouvir informações é o que a Unav tem feito durante esse período tão incerto e agradecemos ao PANROTAS, por meio do Zé e do Artur, pelo tempo que nos foi dedicado”, finalizou Inês.
PARCERIA
“Queremos muito agradecer a disponibilidade e interesse desses agentes. Se não fossem as agências de viagens a PANROTAS não existiria. Começamos há mais de 45 anos com o Guia PANROTAS e hoje somos uma empresa multiplataforma para que o agente de viagens interaja com notícias e cases de toda a indústria de Viagens e Turismo”, disse Alcorta.
O Turismo está mudando uma vez mais e com a ajuda de todos e o interesse genuíno de cada segmento, seremos uma indústria melhor e mais conectada com os novos tempos e os viajantes. A transformação digital por que a PANROTAS passou nos últimos anos nos permite estarmos juntos de todos os profissionais da indústria, além de ser mais assertivos e ágeis nas informações que passamos, na forma com que falamos com todos os segmentos, sempre com o DNA da informação correta, analisada e relevante.
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