Laura Enchioglo   |   22/09/2023 15:31

Latam destaca potencial do Brasil em liderar produção de SAF em evento

Companhia aérea participa da 15ª edição do Alta Aviation Law Americas, em Quito, no Equador


Divulgação/Latam
Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da Latam Brasil
Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da Latam Brasil

A Latam destacou o potencial do Brasil em liderar a produção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) durante a 15ª edição do Alta Aviation Law Americas, em Quito (Equador). No evento que discute as melhores práticas, desafios e ideias para o setor aéreo na região, Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da Latam Brasil, foi uma das representantes da companhia aérea brasileira e participou do painel sobre Mudanças Climáticas e Práticas Sustentáveis na Aviação, sob o ponto de vista jurídico e de governança.

Segundo Lígia, o encontro internacional representa uma oportunidade única para integrar o setor da região como um todo sobre as oportunidades e desafios para uma aviação sustentável.

"A descarbonização da aviação é uma discussão que demanda esforços de toda a aviação. Encontros como este são estratégicos para integração de toda a indústria, inclusive no sentido de incentivar políticas públicas que promovam a produção de um combustível sustentável de qualidade, em escala e dentro dos critérios técnicos exigidos"

Lígia Sato

O grupo Latam anunciou em agosto deste ano um acordo com a fabricante Airbuspara financiar um estudo do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) sobre iniciativas para a descarbonização da aviação na América Latina. O material deve apresentar em abril de 2024 as análises sobre os diferentes cenários para a implantação até 2050 do SAF, além de explorar os caminhos relacionados ao hidrogênio de baixo carbono, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono.

Estratégia de sustentabilidade do grupo Latam

Em maio de 2021, o grupo Latam renovou a sua estratégia global de sustentabilidade e estabeleceu compromissos para proteger o meio ambiente na América do Sul nos próximos 30 anos de forma colaborativa e baseada no diálogo. Todos os compromissos estão focados nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado, conectados com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

As três principais metas do grupo Latam são: eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduos para aterro sanitário até 2027; reduzir ou compensar 50% das emissões de CO2 de seus voos domésticos até 2030; e ser uma companhia carbono neutro até 2050.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.