Pedro Menezes   |   25/11/2024 15:09

Inteligência Artificial pode gerar economia de US$ 42 bilhões para o setor aéreo

Globant revela que Inteligência Artificial pode gerar economia de até 30% para as companhias aéreas

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Mercado global de IA no setor, atualmente avaliado em US$ 1,6 bilhão, pode atingir US$ 40,4 bilhões até 2033
Mercado global de IA no setor, atualmente avaliado em US$ 1,6 bilhão, pode atingir US$ 40,4 bilhões até 2033

A Inteligência Artificial (IA) está pronta para impulsionar uma transformação significativa nas companhias aéreas, de acordo com o relatório mais recente chamado de "Airlines", da Globant, empresa nativa digital especializada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas.

Segundo dados da Market.us, empresa de pesquisa e análise de negócios, o mercado global de IA no setor, atualmente avaliado em US$ 1,6 bilhão, pode atingir US$ 40,4 bilhões até 2033, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 38,1% entre 2024 e 2033.

Esse impacto já pode ser observado. De acordo com pesquisa da Sita, 73% das organizações do setor estão investindo em programas de Business Intelligence e 64% estão focadas em grandes iniciativas de IA para melhorar as operações e experiências dos passageiros.

Além disso, segundo o World Metrics, o uso da IA está reduzindo os custos para as companhias aéreas em até 30% devido à automação e à personalização do atendimento, abrangendo desde o gerenciamento de assentos até a manutenção preditiva do planejamento. Com isso, essas inovações podem gerar uma economia de US$ 42 bilhões em média para o setor até 2035.

“Como esperado, a indústria aérea passa por uma transformação bastante profunda. Com a modernização de sistemas obsoletos para atender às crescentes expectativas dos passageiros, a adoção da IA e das melhores práticas digitais no setor é fundamental para que essas empresas recuperem o controle de suas operações e melhorem a experiência do cliente”

Gonzalo Cadenas, vice-presidente de Tecnologias da Globant

Setor se prepara para uma nova era de eficiência e inovação

Embora haja inúmeras soluções inovadoras, ainda existem obstáculos significativos que impedem as empresas de se adequarem completamente às novas tecnologias. Isso porque a maioria das companhias aéreas opera com sistemas desatualizados, alguns criados há décadas, dificultando a integração de soluções modernas de IA e aprendizado de máquina (do inglês ‘Machine Learning’ ou ‘ML’).

Além disso, as empresas precisam lidar com grandes volumes de dados confidenciais de seus passageiros, o que eleva a necessidade de reforçar as soluções de segurança cibernética.

Em geral, com a aplicação da IA, o setor aéreo se prepara para uma nova era de eficiência e inovação. Além de otimizar operações e reduzir custos, a tecnologia está elevando o relacionamento com os clientes a novos patamares, oferecendo experiências hiperpersonalizadas e garantindo mais agilidade nas operações.

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