Anac e Iata fecham parceria para aumentar segurança do transporte aéreo
Anac e Iata agora irão compartilhar conhecimentos por meio de treinamentos e intercâmbio de informações
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) assinaram um Memorando de Entendimento para colaboração na segurança da aviação.
O acordo envolve o apoio dos programas Iata Operational Safety Audit (IOSA - Auditoria de Segurança Operacional) e Iata Standard Safety Assessment (ISSA - Avaliação de Padrões de Segurança) para complementar a vigilância da Anac sobre as operações das companhias aéreas que atuam no país.
"Segurança é uma prioridade máxima comum à toda a aviação. Estamos animados em trabalhar com a Anac para fortalecer ainda mais a vigilância da segurança operacional no Brasil com o IOSA e o ISSA. Ambos os programas têm um histórico exemplar de servir como apoio para o desempenho aprimorado da segurança, e temos certeza que esta parceria será um modelo a ser seguido por outros órgãos reguladores"
Vice-presidente de Operações, Segurança Operacional e Segurança da Aviação da Iata, Nick Careen
Com isso, Anac e Iata agora irão compartilhar conhecimentos especializados por meio de treinamentos e do intercâmbio de informações e atividades relacionadas, com o desejo em comum de promover, garantir e aumentar a segurança do transporte aéreo.
“Este Memorando de Entendimento é um marco importante para aprimorar os padrões de qualidade da indústria brasileira de aviação. Com a integração dos programas IOSA e ISSA aos processos de vigilância continuada da Anac, reforçamos nosso compromisso com a manutenção e aprimoramento dos altos níveis de segurança operacional para as operadoras aéreas no Brasil”, destacou Bruno del Bel, superintendente de Padrões Operacionais da Agência.
Sobre o IOSA e o ISSA
- Estabelecido em 2003, o IOSA é o padrão global para o gerenciamento de segurança operacional para empresas aéreas, com mais de 425 companhias atualmente registradas, 344 destas sendo também membros da Iata.
- Já o ISSA aplicado a empresas aéreas menores que não se classificam para os parâmetros do IOSA, oferece um arcabouço de segurança operacional de rigor e apuro semelhantes, garantindo o alinhamento com os melhores padrões de segurança internacional.