Pedro Menezes   |   15/10/2024 09:39

Brasil tem grande oportunidade para ser líder mundial do SAF, diz Iata

Country Director da Iata, Dany Oliveira destacou diferentes tipos de matérias-primas que podem virar SAF

Divulgação
Dany Oliveira afirma que podemos aproveitar a experiência com biocombustíveis e a vasta disponibilidade de matérias-primas renováveis para atender às metas de produção de SAF
Dany Oliveira afirma que podemos aproveitar a experiência com biocombustíveis e a vasta disponibilidade de matérias-primas renováveis para atender às metas de produção de SAF

O Brasil possui uma grande oportunidade de se tornar um líder na global na produção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação). É o que acredita o Country Director da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) para o Brasil, Dany Oliveira.

Segundo ele, podemos aproveitar a experiência com biocombustíveis e a vasta disponibilidade de matérias-primas renováveis para atender às metas de produção de SAF e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

"O Brasil pode utilizar diversas matérias-primas alternativas, explorando diferentes rotas tecnológicas"

Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil

Diferentes tipos de matérias-primas que podem virar SAF

1. Macaúba - É uma palmeira nativa com alto teor de óleo, tornando-se uma matéria-prima promissora para a produção de SAF via rota HEFA. A demanda por SAF pode impulsionar o cultivo da macaúba, especialmente em regiões para a recuperação de áreas degradadas. A planta ainda pode contribuir para diversificação de biomassas na produção de biocombustíveis, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a segurança alimentar.

2. Agave - É uma planta suculenta que pode ser cultivada em regiões semiáridas, tornando-se uma alternativa interessante para a produção de SAF via rota ATJ. A agave oferece vantagens como alta produtividade por hectare e baixa demanda por água, sendo adequada para o semiárido brasileiro e a recuperação de áreas degradadas.

3. Etanol de Segunda Geração (E2G) de Cana de Açúcar - O E2G, produzido a partir de resíduos da cana, como o bagaço, apresenta uma intensidade de CO2 significativamente menor em comparação ao etanol de 1 geração.

4. Resíduos Orgânicos - O sebo bovino, que pode ser utilizado na rota HEFA, já que o Brasil possui uma grande disponibilidade deste resíduo, proveniente da indústria pecuária; os resíduos da cana, como o bagaço e a palha, podem ser utilizados na rota FT; e os resíduos do eucalipto, como a casca e os galhos, que podem ser utilizados na rota FT. O Brasil possui extensas áreas de plantação de eucalipto.

5. Óleo de Fritura Usado - Esse óleo pode ser utilizado como matéria-prima para produção de SAF via rota HEFA. A coleta e o processamento adequados são essenciais para garantir a qualidade do SAF.

"A viabilidade da produção de SAF a partir de matérias-primas alternativas depende de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e políticas de incentivo. A utilização de matérias-primas alternativas no Brasil apresenta grande potencial para impulsionar a desfossilização do setor de aviação, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a posição do País como líder na produção de biocombustíveis. A escolha das melhores alternativas dependerá de uma análise criteriosa de diversos fatores, incluindo a disponibilidade de recursos, os custos de produção, os aspectos logísticos, os impactos socioambientais e o marco regulatório"

Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil

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