Latam exportará tecnologia de inspeção de aeronaves para o Chile
Desde dezembro de 2019, o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos (SP) utiliza drones para aumentar su
O Grupo Latam decidiu que irá exportar para o Chile a tecnologia de inspeção de aeronaves que usa no Brasil, em suas operações de MRO (sigla para Maintenance, Repair and Overhaul). Desde dezembro de 2019, o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos (SP) utiliza drones para aumentar sua eficiência e qualidade. A consolidação do uso desta tecnologia tornou o processo 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional.
“Antes precisávamos de oito horas em média para realizar uma inspeção geral externa de um avião de médio porte. Agora, com essa tecnologia, realizamos o mesmo processo em 40 minutos. O resultado comprova que estamos no caminho certo por mais eficiência operacional e torna mais evidente como o Latam MRO de São Carlos deve ser motivo de orgulho para o Brasil”, destaca o diretor de Manutenção da aérea, Alexandre Peronti.
COMO FUNCIONA A INSPEÇÃO COM DRONES DA LATAM?
Todo o processo de inspeção visual por drone da Latam é realizado nos aviões Airbus 320 que passam por manutenção pesada no Latam MRO de São Carlos (SP).Em cada processo de inspeção são coletadas entre 1,6 mil e 2 mil fotos detalhadas de toda a fuselagem, asas e empenagem, usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos necessários. O método de inspeção é 100% autônomo e gera ainda mais eficiência e qualidade em comparação com o processo manual.
Outra vantagem é a economia de recursos. Ao manter os registros em nuvem e atualizados em tempo real, os custos com impressões de papéis foram eliminados. O uso do drone também aumenta a confiabilidade nos processos em função da padronização da inspeção. A tecnologia é resultado da parceria da Latam com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento.
OUTRAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DA LATAM
Em abril deste ano, a companhia começou a utilizar óculos de realidade aumentada para mecânicos na manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. A empresa é a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento, que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.Outro avanço foi a adoção de um sistema eletrônico para registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. A companhia foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a utilizar esse formato de documento para executar e registrar as ações de manutenção nas aeronaves Boeing 787-9, além de atender todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da Anac, que permite o uso de sistemas digitais em substituição aos documentos de papel.