Número de pets transportados em voos no Brasil deve chegar a 100 mil em 2024
De acordo com dados das companhias aéreas, cerca de 80 mil pets foram transportados ao longo de 2023
O mercado pet brasileiro vive um momento de forte expansão, de acordo com projeções da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil, que estimam um faturamento de R$ 77 bilhões até o final de 2024 (+12,1% em relação ao ano anterior).
De acordo com dados das companhias aéreas, cerca de 80 mil pets foram transportados ao longo de 2023, sendo que aproximadamente 90% viajaram na cabine junto aos seus tutores. Para 2024, a expectativa é de um aumento de 15% nesse serviço, o que representa mais de 100 mil animais viajando em aviões ao lado de seus donos.
Nesse cenário, a empresa PETFriendly Turismo realizou um levantamento onde registrou mais de 6 mil viagens realizadas em sete anos de atuação, das quais 80% tiveram como destino os Estados Unidos. Todos os requisitos obrigatórios foram detalhados pelo Portal PANROTAS recentemente.
"Após a chegada ao destino, a adaptação do pet ao novo ambiente é fundamental, uma transição gradual, permitindo que o animal explore o espaço de forma progressiva. Manter a rotina de alimentação, passeios e descanso contribui para reduzir o estresse. Em locais com climas extremos, é importante adaptar a rotina do pet, evitando passeios longos e garantindo hidratação adequada", diz Juliana Stephani, CEO da PETFriendly Turismo.
Maior infraestrutura nos destinos
Dorie Zattoni, veterinária da Brazilian Pet Foods, comenta que diversos destinos ao redor do mundo estão investindo em infraestrutura e serviços para receber animais de estimação. Hotéis, restaurantes e espaços públicos, como parques e praias, estão cada vez mais adaptados para oferecer experiências integradas.
Entre os destinos brasileiros, Gramado, na Serra Gaúcha, destaca-se pela atmosfera acolhedora e estrutura preparada para receber turistas com animais. A cidade conta com parques abertos, como o Lago Negro e o Parque Le Jardin, além de uma rede de hotéis que oferecem serviços exclusivos para pets. Restaurantes na famosa Rua Coberta possuem áreas externas adaptadas, garantindo conforto tanto para os tutores quanto para os animais.
No cenário internacional, cidades como Portland, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha, são referências. Na Nova Zelândia, Queenstown proporciona uma experiência única para famílias que buscam aventuras ao ar livre.