Laura Enchioglo   |   16/12/2024 17:55
Atualizada em 16/12/2024 18:17

Brasileiros consideram essencial ter wi-fi em voos longos; veja estudo da Viasat

IA, realidade virtual e entretenimento personalizado também estão entre preferências dos passageiros


Divulgação
No entanto, o simples acesso ao wi-fi a bordo já não é suficiente, destaca a pesquisa
No entanto, o simples acesso ao wi-fi a bordo já não é suficiente, destaca a pesquisa

A Viasat anunciou hoje os resultados de sua Pesquisa de Experiência do Passageiro de 2024, destacando como a conectividade de alta qualidade pode apoiar experiências de voo mais personalizadas e inovadoras, além de aumentar a fidelidade dos clientes para as companhias aéreas.

O relatório coletou as opiniões de mais de 11 mil pessoas ao redor do mundo que viajaram de avião nos últimos 12 meses, revelando que três quartos dos passageiros (75%) estariam mais propensos a escolher ou reservar novamente com uma companhia aérea que oferecesse wi-fi de alta qualidade a bordo, enquanto um em cada cinco (22%) nem sequer consideraria voar em rotas de longa distância que não oferecessem conectividade.

No Brasil, os números são ainda mais expressivos: 83% dos passageiros brasileiros afirmaram que não considerariam voar em uma rota de longa distância com uma companhia aérea que não oferecesse conectividade, enquanto 95% dos brasileiros consideram essencial ter wi-fi em voos longos.

“Esses dados reforçam a importância de soluções de conectividade de qualidade para atender às altas expectativas dos passageiros brasileiros, que estão entre os mais exigentes do mundo”

Leandro Gaunszer, vice-presidente de Fixed Broadband (FBB) para Europa, Oriente Médio e EMEA, e diretor Geral da Viasat Brasil

Para além do wi-fi

No entanto, o simples acesso ao wi-fi a bordo já não é suficiente, e os passageiros têm expectativas crescentes em relação ao custo e à qualidade da conectividade para garantir uma fidelidade verdadeira.

  • Uma das considerações mais importantes para os passageiros ao se conectarem ao wi-fi no voo é que ele seja gratuito ou de baixo custo (36%); de fato, o desejo por wi-fi gratuito é tão grande que a maioria dos passageiros (87%) está disposta a assistir a anúncios para ter acesso a esse serviço, com quase metade (47%) expressando estar feliz em fazê-lo, considerando isso uma troca justa pelo serviço oferecido.
  • Além do custo e da qualidade da conectividade, o entretenimento personalizado habilitado pelo wi-fi é um foco importante para os passageiros, segundo o relatório. O acesso às suas próprias plataformas de streaming (71%) é o serviço mais popular habilitado pela conectividade.
  • Dois quintos dos respondentes (41%) disseram que o acesso a serviços de streaming como Netflix melhoraria sua experiência a bordo, enquanto um terço (33%) mencionou que a possibilidade de ouvir suas plataformas de streaming de música, como Spotify, teria o mesmo efeito.
  • A grande maioria dos passageiros também deseja usar vários dispositivos ao mesmo tempo para acessar diferentes serviços digitais e de entretenimento, personalizando ainda mais sua experiência de voo. Para voos com entretenimento integrado no encosto dos assentos, uma esmagadora maioria de 94% dos respondentes ainda quer utilizar seus dispositivos pessoais, destacando a crescente tendência do “uso simultâneo de telas” durante as viagens.
  • Quase metade deseja usar seus dispositivos para navegar na internet (46%) e acessar redes sociais (46%), enquanto 29% querem utilizá-los para compras online ou acessar aplicativos de trabalho.
  • Mais da metade (55%) gostaria de ver experiências de entretenimento e sensoriais aprimoradas, incluindo janelas panorâmicas do chão ao teto, janelas de realidade mista que exibam informações digitais sobre marcos geográficos durante o voo, e sistemas de entretenimento em realidade virtual com telas imersivas nos encostos dos assentos.
  • Já 51% desejam serviços que melhorem o conforto e o bem-estar a bordo, como assentos biomiméticos que se adaptam ao corpo, sensores de saúde e bem-estar, e áreas de spa e academia durante o voo.

Inovação no ar

Os passageiros também se mostram interessados no papel que a inteligência artificial pode desempenhar na melhoria da experiência de voo, como o reconhecimento de preferências alimentares e de bebidas (33%), a oferta de itinerários recomendados para destinos (33%) e a otimização do processo de transfer no aeroporto (33%).

Segundo a Viasat, para atender às crescentes expectativas dos passageiros e liderar a criação de experiências de voo futurísticas, as companhias aéreas precisam investir em conectividade via satélite ultraconfiável e robusta para viabilizar essas inovações. Com a demanda crescente por serviços conectados a bordo, aquelas que conseguirem entregar o nível de conectividade necessário para atender a essas necessidades conquistaram fidelidade verdadeira dos clientes a longo prazo.

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