Pedro Menezes   |   16/07/2024 09:38
Atualizada em 16/07/2024 13:49

Milhas resgatadas por brasileiros em 2023 crescem 18%; bilhete aéreo lidera

Maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre)


Divulgação/Inframérica
Cadastros em programas de fidelidade no Brasil somavam 312,5 milhões ao fim de 2023
Cadastros em programas de fidelidade no Brasil somavam 312,5 milhões ao fim de 2023

Os pontos/milhas resgatados pelos brasileiros participantes de programas de fidelidade cresceram 18,3% em 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre). Apesar disso, produtos e serviços ligados ao varejo ganharam espaço, com 24,1% de participação na troca de pontos.

Já os pontos/milhas emitidos em 2023 subiram 11,8% na comparação com o ano anterior. No último trimestre do ano, 92,6% foram acumulados pelos consumidores em compras no varejo, indústria e nos bancos, incluindo as transações com cartões de débito e crédito, e 7,4% emitidos na compra de passagens aéreas.

Os dados são da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e revelam ainda que a quantidade de cadastros nos programas, por sua vez, somava 312,5 milhões ao fim de 2023, um aumento de 5,4% em relação a 2022.

"Esse é um sinal claro de que as iniciativas de fidelização seguem despertando o interesse dos brasileiros. E não apenas para novas inscrições, mas para aqueles que já aderiram, pois cresceu também o número de transações dos participantes nos programas de fidelidade, o que demonstra o engajamento dos clientes, ao mesmo tempo em que a taxa que mede a expiração dos pontos caiu”

Martin Holdschmidt, presidente da Abemf

As transações realizadas pelos participantes, mencionadas pelo executivo, cresceram 9,7% em 2023. E a taxa de breakage, referente aos pontos/milhas expirados, estava em seu menor patamar desde 2020, com 13,1% ao fim do ano. Com todo esse movimento no setor, as empresas de fidelidade ampliaram seu faturamento em 13,6%, chegando aos R$ 4,8 bilhões nos últimos três meses de 2023.

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