Milhas resgatadas por brasileiros em 2023 crescem 18%; bilhete aéreo lidera
Maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre)
Os pontos/milhas resgatados pelos brasileiros participantes de programas de fidelidade cresceram 18,3% em 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte desse montante foi destinada à aquisição de passagens aéreas (75,9% no quarto trimestre). Apesar disso, produtos e serviços ligados ao varejo ganharam espaço, com 24,1% de participação na troca de pontos.
Já os pontos/milhas emitidos em 2023 subiram 11,8% na comparação com o ano anterior. No último trimestre do ano, 92,6% foram acumulados pelos consumidores em compras no varejo, indústria e nos bancos, incluindo as transações com cartões de débito e crédito, e 7,4% emitidos na compra de passagens aéreas.
Os dados são da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e revelam ainda que a quantidade de cadastros nos programas, por sua vez, somava 312,5 milhões ao fim de 2023, um aumento de 5,4% em relação a 2022.
"Esse é um sinal claro de que as iniciativas de fidelização seguem despertando o interesse dos brasileiros. E não apenas para novas inscrições, mas para aqueles que já aderiram, pois cresceu também o número de transações dos participantes nos programas de fidelidade, o que demonstra o engajamento dos clientes, ao mesmo tempo em que a taxa que mede a expiração dos pontos caiu”
Martin Holdschmidt, presidente da Abemf
As transações realizadas pelos participantes, mencionadas pelo executivo, cresceram 9,7% em 2023. E a taxa de breakage, referente aos pontos/milhas expirados, estava em seu menor patamar desde 2020, com 13,1% ao fim do ano. Com todo esse movimento no setor, as empresas de fidelidade ampliaram seu faturamento em 13,6%, chegando aos R$ 4,8 bilhões nos últimos três meses de 2023.