KLM e ZeroAvia avançam por voo com emissão zero usando hidrogênio líquido
Preparo está sendo feito com motores hidrogênio-elétricos ZA2000 para turboélices regionais
A KLM e a ZeroAvia revelaram que estão organizando um voo de demonstração de emissão zero. A operação deve acontecer até 2026 e utilizará os motores ZA2000 da ZeroAvia, que funcionam com hidrogênio líquido e tecnologia hidrogênio-elétrica, projetados para aeronaves turboélices regionais de grande porte.
Os motores hidrogênio-elétricos da ZeroAvia utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, acionando motores elétricos que fazem as hélices girarem. Este processo resulta em uma redução de até 90% no impacto climático em comparação com os voos tradicionais movidos a querosene.
O primeiro marco do projeto será a realização de um voo de demonstração entre dois aeroportos, ainda a serem definidos, em 2026. Para isso, as empresas precisarão obter licenças regulatórias, garantir o fornecimento de hidrogênio líquido e estabelecer a infraestrutura necessária para o abastecimento das aeronaves.
Avanços na Aviação Sustentável
Essa parceria, segundo o time da KLM, não só representa um passo importante para a adoção de voos mais ecológicos pela companhia, mas também acelera o desenvolvimento de operações de aeronaves a hidrogênio na União Europeia. A empresa aérea busca ser cada vez mais sustentável, apoiando tecnologias avançadas como a aviação elétrica e o hidrogênio, pilares fundamentais na descarbonização do setor.
"As maiores companhias aéreas do mundo estão explorando o hidrogênio-elétrico como uma solução viável. Estamos entusiasmados em trabalhar com a KLM, uma companhia aérea com uma história rica, para um futuro mais limpo na aviação", disse Sergey Kiselev, diretor de Negócios da ZeroAvia.
"A KLM quer ser pioneira na busca por um futuro mais sustentável na aviação. Por isso, apoiamos e incentivamos ativamente a inovação para impulsionar mudanças no setor. No que diz respeito a voos de emissão zero, a KLM apoia diversas tecnologias simultaneamente, incluindo voos movidos a eletricidade, hidrogênio e híbridos”
Maarten Koopmans, diretor administrativo da KLM Cityhopper
Testes
A ZeroAvia já testou intensamente um protótipo do motor ZA600 em uma aeronave Dornier 228 no Reino Unido e realizou testes avançados em solo nos EUA e no Reino Unido para as tecnologias do sistema ZA2000. O ZA2000 será compatível com aeronaves turboélice regionais de até 80 assentos, como o ATR72 ou o Dash 8 400, marcando um avanço significativo para a aviação sustentável.