Marcel Buono   |   20/12/2018 16:41

Brasil e Europa passam a trocar dados de controle de tráfego

Iniciativa tem como objetivo aprimorar o fluxo e, consequentemente, a capacidade aérea entre os dois mercados

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Eurocontrol, sistema de tráfego aéreo da Europa, passaram a compartilhar dados de voos entre o Brasil e o “Velho Continente” em tempo real. A iniciativa, que começou a valer no dia 21 de novembro, tem como objetivo aprimorar o fluxo e, consequentemente, a capacidade aérea entre os dois mercados.

Pixabay/bernswaelz
Compartilhamento de dados entre Brasil e Europa foi desenvolvido nos últimos dois anos
Compartilhamento de dados entre Brasil e Europa foi desenvolvido nos últimos dois anos
No total, serão compartilhados os dados de cerca de 100 voos por dia, sendo 50 decolados em aeroportos brasileiros e outros 50 em terminais europeus. Informações como posição do avião, altitude, velocidade e horário de entrada nos respectivos espaços aéreos fazem parte deste intercâmbio entre o Decea e o Eurocontrol.

“A previsibilidade durante o gerenciamento do tráfego aéreo é um importante facilitador para a questão da capacidade de rotas. Os centros de controle e os aeroportos se beneficiarão diretamente com esta troca de informações”, disse nota da entidade europeia.

O acordo entrou em vigor depois de dois anos de planejamento e foi inspirado em outra relação do tipo, entre a Europa e os Emirados Árabes Unidos, firmada em outubro de 2015. Esta é a primeira vez que tal ideia é realizada para o tráfego aéreo transatlântico.


*Fonte: ATW

conteúdo original: https://bit.ly/2LvLtcA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.