Azul realiza voo inaugural entre Cajazeiras (PB) e Recife (PE)
Serviços terão 3 frequências semanais e serão operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, da Azul Conecta
A Azul realizou hoje (1) o voo inaugural entre Cajazeiras, no interior da Paraíba, e Recife, em Pernambuco. O lançamento da nova rota marca a volta da malha aérea comercial na cidade após 60 anos sem voos regulares na região. O trajeto será realizado três vezes por semana, em ambos os sentidos, sempre às terças, quintas e sábados.
Cajazeiras é a segunda cidade do Sertão da Paraíba a ser contemplada com um voo comercial da Azul, pois desde agosto de 2021, Patos também mantém uma rota até a capital pernambucana. Ao chegar em Recife, que é um hub estratégico da aérea, os passageiros poderão se conectar a outros destinos no Brasil.
As negociações para a operação em Cajazeiras ocorreram entre a Azul e o Governo da Paraíba e fazem parte de um movimento ostensivo de expansão da malha aérea no Estado. Em junho, a empresa estabeleceu um hub regional na cidade de Campina Grande com a inclusão de 290 novos voos para cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.
"É com grande prazer que estamos inaugurando mais um voo no sertão da Paraíba. A Azul é reconhecida pela expertise e pela transformação que promoveu nos últimos anos na aviação regional pelo Brasil e não poderia ser diferente no interior do Nordeste. Ao aumentar a acessibilidade de Cajazeiras, esperamos fortalecer as ligações existentes e criar oportunidades de negócios, Turismo e educação para toda a região", afirma o gerente de Relações Institucionais da companhia, César Grandolfo.
“Momento histórico para a Paraíba, sobretudo para a região do Sertão, e é fruto de um esforço incansável do Governo do Estado, liderado pelo governador João Azevedo e pelo vice-governador Lucas Ribeiro, ao impulsionar as nossas políticas públicas de interiorização e integração que também conta com o importante apoio dos parlamentares, prefeituras e instituições. Essa expansão resulta de uma parceria exitosa com a Azul Linhas Aéreas, que vem gerando frutos notáveis para o setor. Estamos confiantes de que, unidos, continuaremos conquistando muito mais e fortalecendo a nossa Paraíba nas mais variadas frentes” ressalta a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas.
Cajazeiras: fim do isolamento aéreo
Cajazeiras está localizada a 470 quilômetros da capital João Pessoa e possui uma população de 62 mil habitantes, sendo a sétima mais populosa do Estado. O lançamento do voo atende a uma demanda pelo fim do isolamento aéreo e pela interligação dos municípios do interior às capitais, já que a presença de rotas aéreas influencia diretamente no desenvolvimento econômico, viabilizando negócios e a expansão do Turismo.
Reconhecida como uma cidade culturalmente rica, ela é frequentemente chamada de "Cidade que ensinou a Paraíba a ler" por causa de sua forte tradição educacional. Um dos principais pontos turísticos é a Igreja Catedral Nossa Senhora da Piedade, exemplo de arquitetura religiosa brasileira.
Além disso, a cidade está próxima do Estado do Ceará, a cerca de 40 quilômetros de Icó. A cidade de Sousa está a menos de 90 quilômetros de distância. Cajazeiras tem uma forte economia local, com muitos negócios focados na agricultura, varejo e serviços. No que diz respeito à educação, Cajazeiras abriga várias instituições de ensino superior. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem um campus na cidade. Há também o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), conhecido por seus programas de engenharia e tecnologia. A Faculdade Santa Maria (FSM) é a primeira faculdade privada da cidade e se destaca na área da saúde, especialmente em enfermagem e medicina.
Veja abaixo os horários e frequências dos novos voos da Azul entre Cajazeiras e Recife: