Filip Calixto   |   04/10/2024 10:10
Atualizada em 04/10/2024 10:11

Abear reforça compromisso com segurança operacional em workshop da Anac

Representantes de companhias aéreas e de concessionárias também participaram do treinamento

Divulgação/Abear
Workshop promovido pela Anac foi realizado ontem (3), na sede da agência
Workshop promovido pela Anac foi realizado ontem (3), na sede da agência

A Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) reafirmou seu compromisso com as melhores práticas de segurança operacional no setor aéreo durante o workshop promovido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), realizado ontem (3).

O evento, que contou com o apoio Visite São Paulo, reuniu representantes das principais companhias aéreas do Brasil (Gol, Latam, VoePass e Azul) além de autoridades do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e das concessionárias Fraport, Vinci e Zurich.

O diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Raul de Souza, destacou a importância de nivelar o conhecimento entre as empresas e os órgãos reguladores para garantir a segurança nas operações aéreas, especialmente em aeroportos regionais.

“Foi um grande ineditismo reunir todos os stakeholders para discutir as operações e os requisitos de segurança necessários ao transporte aéreo regular de passageiros”

Raul de Souza, durante a abertura do evento, denominado Workshop Melhores Práticas em Segurança Operacional

O superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Giovano Palma, reforçou a relevância de eventos como esse para estreitar o diálogo entre os diversos atores da aviação. "A aviação é feita de previsão e planejamento. Tudo que pudermos antecipar contribui para estarmos mais preparados para situações que exigem atenção, como obras nos aeroportos ou incidentes", explicou Palma.

O chefe do Subdepartamento de Operações do Decea, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou o papel central da Abear na coordenação com a Anac e o próprio Decea. "A participação da Abear é imprescindível para que a gente tenha uma comunidade aeronáutica mais unida, melhorando cada vez mais a segurança aérea no país", declarou Peçanha.

O workshop também contou com a presença de outros representantes do setor, como Rovaldo Veloso, gerente do Aeroporto de Boa Vista (Vinci), Anderson Pinheiro, diretor interino de Operações da Zurich, e Carlos Schmid, diretor de Emergência e Segurança da Fraport, entre outros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados