Latam anuncia tecnologia capaz de reduzir atrasos e cancelamentos em até 20%
Programa utiliza dados das aeronaves e dos sistemas da companhia aérea para otimizar as operações

O Grupo Latam fechou um contrato com a Lufthansa Technik para implementar o Aviatar nas frotas de Airbus A320, Boeing 777 e Boeing 787, abrangendo mais de 300 aeronaves. A investida promete otimizar as operações técnicas e minimizar interrupções inesperadas, como atrasos ou cancelamentos de voos, em até 20%
Para isso, a Latam está utilizando o Predictive Health Analytics para transformar dados em ações de manutenção preventivas. Além disso, o Registro Técnico Eletrônico do Aviatar serve para digitalizar a comunicação entre a cabine e a equipe de manutenção, melhorando a eficiência.
O programa utiliza dados em tempo real das aeronaves e dos sistemas da companhia aérea para otimizar a manutenção da frota. A ferramenta digital permite prever possíveis alertas técnicos antes que ocorram, melhorando a confiabilidade operacional e reduzindo os eventos de manutenção não programados. Isso se traduz em menos reparos inesperados, maior confiabilidade da frota e melhor planejamento de manutenção.
"A Lufthansa Technik tem demonstrado ser um parceiro fundamental no nosso projeto de transformação digital. Este acordo é um passo fundamental para aproveitar o conhecimento baseado em dados e otimizar as nossas operações de manutenção. Vemos um grande potencial para integrar mais produtos do Aviatar às nossas próprias soluções digitais no futuro"
Enrique Parada, diretor de Engenharia e Manutenção do Grupo Latam