Pedro Menezes   |   23/04/2025 14:45
Atualizada em 23/04/2025 17:49

Latam repudia acusações e encerra parceria comercial com Voepass

Término da parceria foi motivado principalmente pelo acidente ocorrido em agosto de 2024

Fernando Leite/Inframerica
Companhia ainda repudiou a afirmação da Voepass sobre a responsabilidade atribuída a ela em relação à crise financeira da empresa
Companhia ainda repudiou a afirmação da Voepass sobre a responsabilidade atribuída a ela em relação à crise financeira da empresa

O acordo comercial entre Latam Airlines e Voepass Linhas Aéreas está oficialmente encerrado! Iniciada em 2023, em meio aos desafios da Latam em ampliar sua malha aérea para destinos regionais, a parceria comercial chega ao fim após dois anos em meio à suspensão dos voos da Voepass e ao seu pedido de recuperação judicial.

"A Latam Airlines Brasil reforça que o término da parceria comercial com a Voepass foi motivado principalmente pelo acidente ocorrido no voo 2283, operado pela Voepass em 9 de agosto de 2024"

Latam Airlines, em comunicado ao Portal PANROTAS

A decisão acontece logo depois da Voepass entrar com um pedido na Vara Regional Empresarial de Ribeirão Preto (SP) de uma série de medidas que servem como preparação para o pedido de recuperação judicial. A companhia acumula mais de R$ 215 milhões em dívidas e ainda cobrava cerca de R$ 35 milhões da Latam.

Antes da suspensão das operações, a Latam comercializava voos da Voepass partindo de Congonhas, Guarulhos e Florianópolis para Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG), Ipatinga (MG), Joinville (SC), Galeão (RJ), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS) e Pelotas (RS). Havia ainda os voos entre Fernando de Noronha e Recife (PE).

Em março, a Latam já tinha informado que acompanharia os desdobramentos do anúncio realizado pela Voepass (reestruturação financeira) e seus efeitos futuros. Em janeiro, um erro no sistema fez com que os voos da Voepass sumissem do painel de vendas da Latam, mas na época nada tinha passado de um mal entendido, que acabou sendo devidamente esclarecido pelo Portal PANROTAS.

"A Latam ressalta também que a Voepass não possui Certificado de Operador Aéreo (COA), conforme suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa suspensão a impede de operar voos de transporte de passageiros, o que reforça as justificativas da rescisão contratual"

Latam Airlines, em comunicado ao Portal PANROTAS

Latam repudia acusações da Voepass

A Voepass culpou a Latam pelo seu momento de crise. A companhia informou que a principal responsável por sua crise financeira e pelo correlato pedido de recuperação judicial é a Latam, "a qual exerceu grande poder de ingerência no âmbito da relação comercial existente entre as partes, além de inadimplir relevantes obrigações pecuniárias", informou em comunicado.

A Latam não gostou nada de saber disso. Também em nota, a companhia informou que "repudia veementemente a injuriosa afirmação da Voepass sobre a responsabilidade atribuída a ela em relação à crise financeira da empresa".

Comunicado da Latam na íntegra

"A Latam Airlines Brasil reforça que o término da parceria comercial com a VoePass foi motivado principalmente pelo acidente ocorrido no voo 2283, operado pela VoePass em 9 de agosto de 2024.

A Latam ressalta também que a VoePass não possui Certificado de Operador Aéreo (COA), conforme suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa suspensão a impede de operar voos de transporte de passageiros, o que reforça as justificativas da rescisão contratual.

A Latam Airlines Brasil repudia veementemente a injuriosa afirmação da VoePass sobre a responsabilidade atribuída a ela em relação à crise financeira da empresa".

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