Presidente da Azul acredita na fusão com Gol para o crescimento do Brasil
Abhi Shah falou ainda sobre suspensão de voos para 10 cidades, novas rotas internacionais e caso Voepass

Ao falar de Azul, não há como não mencionar sua fusão com a Gol. Assinado em janeiro, o Memorando de Entendimento (MoU) entre Grupo Abra e a companhia aérea de David Neeleman tem como intuito "posicionar o Brasil em um nível maior de força global em um setor altamente globalizado". O tema, inclusive, foi debatido pela primeira vez pelas três companhias aéreas do Brasil – Azul, Gol e Latam – juntas no palco do Fórum PANROTAS 2025.
“Acreditamos muito neste processo, pois acreditamos que trará crescimento para o Brasil. Tem muitas evidências de que vai dar certo. Só precisamos esperar o Cade. Mas está no caminho”, diz o presidente da Azul Linhas Aéreas, Abhi Shah, em entrevista durante o evento.
Ao mesmo tempo em que se movimenta para dar continuidade ao processo de fusão, a empresa também realiza alguns ajustes em sua malha de voos. Sobre as dez cidades em que a Azul parou de operar agora em março (veja a relação aqui), o executivo explica que este é um movimento normal das companhias aéreas, que precisam estudar em que rotas colocar a rentabilidade.
“Sempre tem aquelas que desempenham melhor e pior. Temos o dólar subindo, assim como o combustível… Então faz parte de processos. Fechamos dez bases, sim, mas também anunciamos Porto (Portugal), Madri (Espanha), Bariloche (Argentina). Investimos onde achamos que será melhor e isso sempre muda”, afirma.
Caso Voepass e relação com Fernando de Noronha
Nesta terça-feira (11), a Anac suspendeu, em caráter cautelar, as operações da Voepass. A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos.
Com isso, passageiros que foram atingidos pelo cancelamento deverão procurar a empresa ou agência de viagens responsável pela venda do bilhete para efeito de reembolso ou reacomodação em outras companhias.
O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) manifestou preocupação com a suspensão, já que a Voepass é apenas uma das duas companhias responsáveis pela conexão aérea atual entre Noronha e o continente.

A Azul voa para lá, mas anunciou a redução de dois voos neste mês. Para Abhi Shah, a situação ocorrida com a Voepass mostra como o cenário é desafiador para as companhias aéreas no Brasil.
“Nós estamos ajudando a Latam. Já transportamos quase 5 mil clientes neste período. Vamos sempre apoiar o mercado, mas tudo isso expõe como o nosso setor tem uma série de desafios estruturais, de custo, de combustível, de processos jurídicos, gastos de contingências muito altos… É ruim para o Brasil como um todo”, opina.