Gol comemora reconhecimento como a companhia aérea mais pontual do Brasil
A Gol foi a companhia aérea mais pontual do Brasil em 2024 e a segunda low cost mais pontual do mundo

A Gol Linhas Aéreas comemorou o reconhecimento recebido da Cirium, uma das principais plataformas globais de análise de dados aeronáuticos, em evento realizado nesta quinta-feira (27).
A companhia foi premiada como a mais pontual do Brasil em 2024 e a segunda low-cost mais pontual do mundo no mesmo período. O prêmio destaca a eficiência da Gol em suas operações aéreas, especialmente no Brasil, refletindo um movimento de aprimoramento destacado pelos principais executivos da empresa.
O evento, realizado no hangar da empresa que será desativado em Congonhas, contou com a presença de diversos executivos da Gol, responsáveis pelas ações que resultaram no prêmio, que discursaram explicando os passos dados até a conquista dessas premiações.

Celso Ferrer, CEO da Gol, iniciou sua fala com um agradecimento aos colaboradores da companhia e destacou o papel da liderança e do time da empresa no sucesso da operação. "Agradeço vocês, que estão aqui representando todo o nosso time, por terem feito esse ciclo de conquistas voltar", disse o CEO ao time de colaboradores.
"O que dá verdadeira satisfação para o líder é ter um bom time e saber que tem gente competente cuidando do que você não pode olhar no momento. Foi o que aconteceu conosco no ano passado. A operação da Gol, que eu gosto tanto, confiei a vocês para cuidarem, pois tinha outros compromissos a tratar, e me deram esse presente num ano de agenda diferente e reestruturação"
Celso Ferrer, se referindo à temporada 2024 e aos desafios enfrentados
Ferrer ainda salientou o quão importante é para uma empresa de aviação ser reconhecida justamente pela pontualidade. No raciocínio dele, esse é o quesito mais importante para o passageiro e assim passa a ser o mais importante também para a companhia. "Não tem uma reunião que eu não comente essa conquista. Sempre destaco como nosso time abraçou a missão de fazer da Gol a melhor companhia e este evento de hoje é o símbolo de que conseguimos. É nossa vez de gritar Gol de verdade", disse.

A contribuição de cada área
- Albert Pérez, vice-presidente de Operações, também fez questão de destacar o esforço coletivo para alcançar o prêmio. Ele explicou que, para atingir a pontualidade que a Gol agora ostenta, a empresa precisou adotar uma visão holística das operações. "Tudo tem mudado e vai continuar mudando, inclusive as operações. Não vamos conseguir a pontualidade sozinhos, teremos que ter a ajuda de outros stakeholders. Vamos trabalhar para adaptar nossas operações e ajudar a resolver o entorno. É um esforço global e conseguiremos", afirmou Pérez, deixando claro que a busca pela excelência é um processo contínuo e coletivo.
- Já Eduardo Calderon, diretor de engenharia e do CCO, falou sobre o processo de transformação que levou a Gol ao topo. "Tínhamos uma operação bastante conturbada e tivemos a ideia de criar uma área de performance. Fizemos um mapeamento profundo que identificou mais de 500 processos que precisavam ser melhorados. Trabalhamos em cima disso e o resultado está aqui. Tivemos dificuldades e colocamos esforço principalmente em Congonhas, e a partir de março os resultados começaram a aparecer. Em 2025, já começamos a repetir como a companhia mais pontual da região", revelou Calderon, refletindo sobre os desafios e as conquistas da empresa.
- Ana Cristina Souza, diretora de Atendimento de Aeroportos, destacou a importância de Congonhas para a operação da Gol: "Congonhas é o nosso principal modelo, até porque é o mais complexo", enfatizou ela, ressaltando o desafio e a responsabilidade de operar no aeroporto paulista, um dos mais movimentados e exigentes do País.
- Já Alexandre Gandin, gerente executivo de Manutenção, revelou como a manutenção foi um fator crucial para a melhoria da pontualidade. "Cerca de 70% das aeronaves entregues à posição no horário. Não tínhamos visibilidade disso. A gente veio para dentro de casa e pensamos em como melhorar. Ponto a ponto e, na média, esse número cresceu para 95% de aviões entregues na posição uma hora antes do voo. O que fizemos foi incluir a manutenção nessa matemática com disciplina operacional. O começo de ano foi difícil, mas o final de ano foi espetacular", comemorou Gandini.
- Renata Freitas, gerente executiva de tripulação de cabine, também destacou a contribuição desse departamento para garantir a pontualidade. "Fazemos os tripulantes entenderem o quanto a pontualidade é importante. Foram reuniões períodicas com chefes de cabine que geraram uma sinergia que inclui também os aeroportos. Hoje entendemos que a satisfação do cliente está alinhada ao atendimento e à pontualidade. Este ano é a consolidação desse trabalho", afirmou Renata.
- Por fim, Danilo Andrade, comandante da companhia há mais de 20 anos e diretor de operações, destacou a importância do trabalho em equipe. "Atender bem dentro da aeronave é o básico e o início. Voo no horário é o resultado de um trabalho coletivo. Chegamos a um novo patamar que gostamos e vamos continuar", completou Andrade.
Um grande passo para a Gol
O evento de hoje é considerado pela companhia como mais uma prova de que, com o esforço e a dedicação de todos os colaboradores tem mudado o panorama da empresa.

Este prêmio é um reflexo do trabalho conjunto das diversas áreas da empresa, que atuaram de forma integrada para garantir a pontualidade, a satisfação dos clientes e o sucesso da companhia. Os executivos presentes no evento reforçaram que o próximo passo será manter e expandir esse nível de excelência, enfrentando novos desafios e buscando sempre a melhoria contínua.