Laura Enchioglo   |   24/03/2025 17:29
Atualizada em 24/03/2025 19:39

Aéreas brasileiras recuam em reclamações ao longo de 2024; Gol registra o menor índice

A Gol foi a empresa aérea com menor índice de reclamações de consumidores em 2024


John McArthur/Unsplas
Foram registradas 86.792 reclamações sobre transporte aéreo de passageiros no Consumidor.gov.br – um acréscimo de 0,6% no número absoluto de demandas em relação a 2023
Foram registradas 86.792 reclamações sobre transporte aéreo de passageiros no Consumidor.gov.br – um acréscimo de 0,6% no número absoluto de demandas em relação a 2023

O mercado de transporte aéreo no Brasil cresceu em 2024. Foram realizados cerca de 925,9 mil voos regulares e não-regulares, alta de 1,5% com relação a 2023, que transportaram cerca de 118,3 milhões de passageiros domésticos e internacionais, um aumento de 5% sobre o valor de 2023.

E ao todo, foram registradas 86.792 reclamações sobre transporte aéreo de passageiros no Consumidor.gov.br – um acréscimo de 0,6% no número absoluto de demandas em relação a 2023. O índice de reclamações a cada 100 mil passageiros foi de 73,2 em 2024 – uma queda de 4,6% em relação ao ano anterior.

Juntas, as empresas brasileiras apresentaram um índice de 68,2 reclamações a cada 100 mil passageiros em 2024, uma redução de 4,3%, enquanto as empresas estrangeiras registraram 106,6 reclamações a cada 100 mil passageiros no período, apresentando uma redução de 10,4% no índice com relação a 2023.

Divulgação
A Gol foi a empresa aérea com menor índice de reclamações de consumidores em 2024 no País
A Gol foi a empresa aérea com menor índice de reclamações de consumidores em 2024 no País

A Gol foi a empresa aérea com menor índice de reclamações de consumidores em 2024 no País, segundo o Boletim de Monitoramento do Consumidor da Anac. O estudo aponta que a companhia, assim como a Latam, vem reduzindo ano a ano o número de reclamações. A Azul, por outro lado, recebeu mais reclamações de clientes em 2024 do que nos outros anos anteriores.

Confira no gráfico abaixo:

Já acerca das empresas estrangeiras, a que atingiu menor índice em 2024 foi a United Airlines, seguida de Air France, American Airlines, Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas e Tap. Destaque também para a Tap, companhia portuguesa que vem reduzindo drasticamente o número de reclamações a cada ano.

Tempo médio de resposta

Já acerca do tempo médio de resposta para passageiros foi, em média, 5 dias para empresas nacionais e 6,1 dias para estrangeiras.

Dentre as companhias brasileiras, o maior tempo médio de resposta foi da Azul (6,9 dias) e o menor foi da Latam (2,9 dias). Já acerca das estrangeiras, a American Airlines teve o menor tempo médio (3,4 dias) e a Aerolíneas Argentinas o maior tempo médio (8,4 dias).

Tema das reclamações

Os temas mais reclamados pelos consumidores no ano de 2024 dizem respeito a Alteração pela empresa aérea (24,7%), Alteração pelo passageiro (18,0%) e Execução do voo (13,8%). O gráfico a seguir exibe a evolução dos temas ao longo dos últimos seis anos, confira:

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