Avion Express ganha autorização e deve iniciar operações no Brasil já neste trimestre
Avion Express Brasil, subsidiária da Avion Express, enfim conquistou seu Certificado de Operador Aéreo

Menos de um mês após concluir com sucesso seus voos de certificação, a Avion Express Brasil, subsidiária da Avion Express e parte do Avia Solutions Group, obteve com sucesso seu Certificado de Operador Aéreo (AOC) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Esta conquista marca, portanto, o lançamento oficial da primeira operadora dedicada ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro) no Brasil.
Com a aprovação do AOC em vigor, a Avion Express Brasil deve iniciar as operações comerciais no primeiro trimestre de 2025, com uma frota de até 10 aeronaves da família Airbus A320 até o fim do ano. A empresa planeja aumentar sua frota para 25 aeronaves até 2027/2028 para atender à crescente demanda na região.
Darius Kajokas, CEO da Avion Express, diz que o Brasil, um dos maiores mercados de aviação da região, representa um próximo passo natural e estratégico nessa expansão.

“A Avion Express Brasil AOC representa um passo significativo para as soluções ACMI, pois abre um novo mercado e introduz soluções inovadoras para gerenciamento de capacidade para companhias aéreas. Somos gratos à Anac por reconhecer o valor dessa expansão e por apoiá-la. Com a indústria da aviação passando por mudanças cíclicas de demanda, nossas soluções ACMI fornecerão às companhias aéreas brasileiras a flexibilidade necessária para otimizar suas operações. Estamos confiantes de que nossos serviços ajudarão a preencher lacunas de capacidade, mantendo os mais altos padrões de eficiência e confiabilidade"
Darius Kajokas, CEO da Avion Express
O modelo de negócios ACMI é projetado para ajudar as companhias aéreas a gerenciar flutuações sazonais e desafios operacionais. Com uma frota de mais de 50 aeronaves da família Airbus A320, a empresa já atende às principais companhias aéreas do mundo, incluindo Eurowings, Flybondi, SunExpress, Transavia, Viva, entre outras.

“As soluções ACMI são estrategicamente projetadas para atender às demandas de alta temporada de viagens, permitindo que as companhias aéreas adicionem ou removam aeronaves de suas frotas conforme necessário, fornecendo flexibilidade para se adaptar às flutuações do mercado e à sazonalidade”
Esteban Jauregui Lorda, CEO da Avion Express Brasil
"Olhando para 2025, espera-se que os setores de turismo e aviação do Brasil continuem crescendo. Apoiada pelo investimento do Avia Solutions Group, a Avion Express Brasil está pronta para atender às necessidades das companhias aéreas. Com nosso AOC garantido, estamos prontos para fornecer às companhias aéreas brasileiras soluções de capacidade confiáveis e econômicas, ajudando-as a gerenciar tanto a demanda de pico quanto as mudanças de mercado perfeitamente.", – acrescenta o CEO da Avion Express Brasil.
O que é ser uma companhia ACMI?
A companhia aérea que opera sob o modelo ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro) realiza contratos de leasing comum com certa companhia aérea. Neste contrato, o locador fornece todos os elementos do ACMI ao locatário em troca de um pagamento com base no número de horas de bloco operadas. Ou seja, não trata-se de uma companhia aérea regular, que disputará mercado com Azul, Gol e Latam, por exemplo.
Esse tipo de contrato de leasing envolve uma companhia aérea (o locador) fornecendo uma aeronave, juntamente com a tripulação necessária, suporte total de manutenção e cobertura de seguro para outra companhia aérea (o locatário).
Normalmente, esses contratos são mais curtos, com duração variando de 6 a 18 meses. Com isso, o ACMI acaba beneficiando o locatário, pois ele consegue alavancar uma capacidade de substituição flexível com base em suas demandas.
Ou seja, Azul, Gol e Latam podem fechar contratos com a Avion Express e "alugar" aeronaves para operar em alta demanda de uma maneira mais direta, menos burocrática e tudo feito no Brasil.