Apagão no Chile derruba sistema e afeta voos da Latam
Grupo Latam confirmou que alguns voos e processos operacionais foram afetados, inclusive no Brasil

O Chile sofreu um apagão que atingiu quase todo o território nesta terça-feira (25), de acordo com o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred), que cita "uma grande queda de energia, afetando a área entre as regiões de Arica, Parinacota e Los Lagos”, incluindo Santiago, onde vive a metade da população do país.
Com sede na capital chilena, o Grupo Latam já sofre as consequências do apagão. Isto porque, a companhia está sem sistema de reservas, sem sistemas internos e sem sistema para alinhar pousos e decolagens com aeroportos ao redor do mundo.
Ainda não se sabe o número de voos atrasados ou cancelados, mas a reportagem da PANROTAS apurou que alguns voos já estão sendo operados manualmente, na base do papel e na contagem de passageiros presentes em cada aeronave, para amenizar o número de partidas atrasadas em todo o Brasil.
Também não se sabe se o problema já foi resolvido, mas haverá atrasos e perdas de conexão para centenas ou até mesmo milhares de passageiros. No Brasil, há rumores de que algumas bases estão começando a ser retomadas. Mesmo assim, agentes de viagens e passageiros devem checar as informações com a companhia.
Comunicado Grupo Latam
"O Grupo Latam Airlines informa que, devido à falta de energia elétrica que afeta um número significativo de localidades no Chile, alguns voos e processos operacionais da companhia foram afetados, inclusive no Brasil.
A Latam lamenta os transtornos causados por essa situação, totalmente fora de seu controle, e esclarece que os clientes poderão alterar seus voos programados conforme abaixo:
- Em caso de voo cancelado ou com atraso acima de 30 minutos, será possível alterar a data da viagem ou solicitar o reembolso do bilhete sem qualquer custo até um ano a partir de agora.
- Em caso de voo não cancelado e/ou reprogramado de/para Santiago (Chile) nos dias 25 e 26 de fevereiro, será possível alterar a viagem sem nenhum custo para voar até 4 e 5 de março de 2025, respectivamente.
O Grupo Latam Airlines recomenda que os passageiros verifiquem o status do seu voo antes de ir para o aeroporto e escolham as suas flexibilidades em caso de impactos na seção Minhas Viagens em latam.com".