Beatriz Contelli   |   10/12/2024 13:40

Latam inaugura escola em São Carlos (SP) para formar novos mecânicos aeronáuticos

Primeira turma da Escola Latam será formada por 70 funcionários bolsistas da própria companhia


Divulgação/Latam
 Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil; Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, e Alexandre Peronti, diretor de Manutenção e Frota
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil; Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, e Alexandre Peronti, diretor de Manutenção e Frota

A Latam acaba de inaugurar no Brasil a Escola Latam, cuja primeira turma será composta por 70 funcionários bolsistas da própria companhia. As aulas serão presenciais em São Carlos (SP) e terão início em janeiro de 2025. Com a presença de autoridades e executivos, o programa foi anunciado em cerimônia no Latam MRO de São Carlos, que receberá um investimento de R$ 40 milhões na construção de um novo hangar, com capacidade para gerar até 300 postos de trabalho.

A Escola Latam nasce como um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no Brasil. Inicialmente, oferecerá a formação em manutenção aeronáutica por meio do Curso Básico de Manutenção de Aeronaves e do Curso Complementar de Especialidades em Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos. Cada curso terá nove meses de duração e as aulas serão ministradas presencialmente no Latam MRO.

Os professores das disciplinas técnicas serão instrutores especialistas da própria companhia. Já para temas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, serão professores externos.

Divulgação/Latam
Escola Latam
Escola Latam

Para a primeira turma do programa, a Latam decidiu fornecer bolsa de estudos para 70 funcionários que desejam atuar como mecânico de aeronaves. Desse total, 60 estão sendo concedidas para funcionários que já atuam nas funções de Auxiliar Técnico I e Auxiliar Técnico II, enquanto 10 para colaboradores que ocupam outros cargos.

As bolsas de estudo cobrem 75% do custo total do curso. A inscrição no processo seletivo interno para a Escola Latam foi voluntária e as aulas serão ministradas fora do horário de trabalho dos funcionários selecionados para o programa.

Futuramente, o projeto deverá ser expandido, com abertura de vagas no programa para o público externo. Além disso, está nos planos da companhia ampliar a lista de cursos para outras áreas de atuação na aviação, como as atividades de tripulação técnica e tripulação de cabine, por exemplo.

“A Escola Latam nasce no principal Centro de Manutenção do Grupo Latam, que é o MRO em São Carlos. Esse é um verdadeiro polo de inovação aeronáutica e motivo de orgulho para todos os brasileiros. Vamos investir em capacitação profissional para funcionários e pessoas externas que desejam construir uma carreira técnica na aviação, reforçando assim cada vez mais o nosso compromisso social e econômico com o País”, comenta o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados