Pedro Menezes   |   11/09/2024 09:39
Atualizada em 11/09/2024 10:27

Por que os aviões são predominantemente brancos? CEO da Latam esclarece

Há razões interessantes e, sobretudo, práticas por detrás disto, segundo Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam


Divulgação
Você já se perguntou por que quase todos os aviões são predominantemente brancos?
Você já se perguntou por que quase todos os aviões são predominantemente brancos?

O CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, levantou uma questão, em suas redes sociais, que muitos ainda não sabem dizer, outros muitos nem chegaram a reparar e tantos outros realmente não faziam ideia de que tinha alguma razão por trás. Mas, você já se perguntou por que quase todos os aviões são predominantemente brancos?

Há razões interessantes e, sobretudo, práticas por detrás disto, segundo ele, em seu post no LinkedIN. Alvo destacou logo quatro razões para que a frota da Latam siga a risca a maioria.

  1. O branco ajuda a manter o avião mais fresco. Acontece com aqueles que usam roupas escuras em um dia de sol: as roupas ficam mais quentes. A mesma coisa acontece com os aviões. O branco reflete a luz solar e evita que o avião fique muito quente. Cores mais escuras absorvem mais calor e isso influencia a temperatura da estrutura e, potencialmente, o desempenho

  2. É uma cor que permite detectar problemas com mais facilidade. Quaisquer problemas na estrutura são mais fáceis de identificar. Isto é importante para a segurança.

  3. O branco também é mais fácil de ver no ar. O branco se destaca no céu azul durante o dia ou no preto à noite, facilitando a visualização por outras aeronaves ou controladores.

  4. Por último, é mais eficiente. Pintar um avião com cores vivas não só é mais caro, mas também faz com que ele pese um pouco mais, e qualquer peso extra em um avião significa mais consumo de combustível.

"Das nossas 341 aeronaves, apenas uma é parcialmente preta: nosso avião Stormtrooper, um Boeing 777 inspirado em Star Wars. Pensando nisso, quando recentemente quisemos captar as cores das bandeiras nacionais das nossas subsidiárias em cinco aeronaves, intervirmos apenas nos elementos que as nossas aeronaves já apresentam"

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados