Pedro Menezes   |   20/09/2024 11:54
Atualizada em 20/09/2024 14:36

Senacon: Latam e Voepass terão que esclarecer suas relações comerciais

Familiares das vítimas questionam a falta de clareza sobre qual companhia seria responsável pelo serviço


Divulgação/Guilherme Dotto
De acordo com o chefe da pasta, é preciso assegurar que as empresas envolvidas cumpram suas responsabilidades e informem aos consumidores, de forma clara, todos os aspectos da relação comercial
De acordo com o chefe da pasta, é preciso assegurar que as empresas envolvidas cumpram suas responsabilidades e informem aos consumidores, de forma clara, todos os aspectos da relação comercial

Latam e Voepass terão que esclarecer suas relações comerciais a pedido da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), após o acidente com o voo 2283. Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, familiares das vítimas questionam a falta de clareza sobre qual companhia seria responsável pelo serviço.

“O principal objetivo da Senacon é garantir que os consumidores sejam tratados com transparência e respeito, principalmente em situações de extrema gravidade, como o desse trágico acidente”

Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor

De acordo com o chefe da pasta, é preciso assegurar que as empresas envolvidas cumpram suas responsabilidades e informem aos consumidores, de forma clara, todos os aspectos da relação comercial. “Não toleraremos práticas abusivas que coloquem em risco a confiança e a segurança das pessoas”, completou.

Questões levantadas pela Senacon

1. Quantos passageiros do voo 2283 adquiriram as passagens aéreas diretamente pelo site da Latam?

2. Qual o tipo de relação comercial e/ou contrato existente entre a Latam e a Voepass?

3. Como é dividida a responsabilidade entre as duas empresas nesse tipo de relação comercial?

4. Qual foi a negociação aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica no Processo nº 08700.001578/2024-83, referente à parceria entre as companhias?

5. Quais são as condições e a vigência do contrato firmado entre a Latam e a Voepass?

Latam divulga nota ao Portal PANROTAS

"A Latam Airlines Brasil reitera o seu profundo pesar e respeito aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes do voo 2283 da Voepass.

A companhia prestará os devidos esclarecimentos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre a total transparência de seus canais de venda a respeito do operador aéreo responsável por cada voo.

Acordos comerciais de codeshare (código compartilhado) são frequentes na aviação brasileira e mundial. Atualmente, a Latam mantém acordos de codeshare com empresas aéreas de todo o mundo, inclusive com a Voepass. Em um codeshare, uma empresa vende passagens aéreas de um voo, enquanto a outra empresa é a responsável por toda a operação do voo.

Antes de selecionar no site e comprar a sua passagem, o cliente é sempre informado sobre qual é a companhia responsável por aquele voo e o modelo de aeronave. Estas informações são prestadas pela Latam em seu site já no momento da busca pela passagem, antes mesmo do cliente decidir pela compra".

Divulgação
Latam divulgou uma imagem do seu sistema elucidando os voos vendidos por ela, mas operados pela Voepass
Latam divulgou uma imagem do seu sistema elucidando os voos vendidos por ela, mas operados pela Voepass

Voepass divulga nota o Portal PANROTAS

"A Voepass Linhas Aéreas mantém um acordo de codeshare com a Latam, por canais de venda pautados pela transparência, onde é informado aos clientes as operadoras de cada trecho. Todos os esclarecimentos a respeito serão prestados à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), conforme solicitado pelo órgão.

A companhia ressalta que acordos de codeshare são essenciais para atender um país com dimensões continentais como o Brasil e que seguimos nosso propósito de desenvolvimento da aviação regional, conectando o interior aos grandes centros do Brasil"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados