Senacon: Latam e Voepass terão que esclarecer suas relações comerciais
Familiares das vítimas questionam a falta de clareza sobre qual companhia seria responsável pelo serviço
Latam e Voepass terão que esclarecer suas relações comerciais a pedido da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), após o acidente com o voo 2283. Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, familiares das vítimas questionam a falta de clareza sobre qual companhia seria responsável pelo serviço.
“O principal objetivo da Senacon é garantir que os consumidores sejam tratados com transparência e respeito, principalmente em situações de extrema gravidade, como o desse trágico acidente”
Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor
De acordo com o chefe da pasta, é preciso assegurar que as empresas envolvidas cumpram suas responsabilidades e informem aos consumidores, de forma clara, todos os aspectos da relação comercial. “Não toleraremos práticas abusivas que coloquem em risco a confiança e a segurança das pessoas”, completou.
Questões levantadas pela Senacon
1. Quantos passageiros do voo 2283 adquiriram as passagens aéreas diretamente pelo site da Latam?
2. Qual o tipo de relação comercial e/ou contrato existente entre a Latam e a Voepass?
3. Como é dividida a responsabilidade entre as duas empresas nesse tipo de relação comercial?
4. Qual foi a negociação aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica no Processo nº 08700.001578/2024-83, referente à parceria entre as companhias?
5. Quais são as condições e a vigência do contrato firmado entre a Latam e a Voepass?
Latam divulga nota ao Portal PANROTAS
"A Latam Airlines Brasil reitera o seu profundo pesar e respeito aos familiares e amigos dos passageiros e tripulantes do voo 2283 da Voepass.
A companhia prestará os devidos esclarecimentos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre a total transparência de seus canais de venda a respeito do operador aéreo responsável por cada voo.
Acordos comerciais de codeshare (código compartilhado) são frequentes na aviação brasileira e mundial. Atualmente, a Latam mantém acordos de codeshare com empresas aéreas de todo o mundo, inclusive com a Voepass. Em um codeshare, uma empresa vende passagens aéreas de um voo, enquanto a outra empresa é a responsável por toda a operação do voo.
Antes de selecionar no site e comprar a sua passagem, o cliente é sempre informado sobre qual é a companhia responsável por aquele voo e o modelo de aeronave. Estas informações são prestadas pela Latam em seu site já no momento da busca pela passagem, antes mesmo do cliente decidir pela compra".
Voepass divulga nota o Portal PANROTAS
"A Voepass Linhas Aéreas mantém um acordo de codeshare com a Latam, por canais de venda pautados pela transparência, onde é informado aos clientes as operadoras de cada trecho. Todos os esclarecimentos a respeito serão prestados à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), conforme solicitado pelo órgão.
A companhia ressalta que acordos de codeshare são essenciais para atender um país com dimensões continentais como o Brasil e que seguimos nosso propósito de desenvolvimento da aviação regional, conectando o interior aos grandes centros do Brasil"