MRO da Latam recebe 1º B787 que ganhará nova classe executiva; fotos
Primeira de 24 aeronaves com nova classe Premium Business inicia voos após retrofit em 2025
A Latam Brasil recebeu a primeira aeronave Boeing 787-8 Dreamliner em seu MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) da LATAM, em São Carlos (SP), na tarde desta segunda-feira (16), para o processo de retrofit. O Portal PANROTAS foi até a cidade no interior de São Paulo para conferir de perto (veja no álbum abaixo).
Como já vimos no Portal PANROTAS, 24 aeronaves serão renovadas: 10 do modelo Boeing 787-8 e 14 do Boeing 787-9, que trarão a nova classe econômica da companhia.
O investimento feito pela companhia será de US$ 360 milhões, o equivalente a R$ 1,9 bilhão na cotação atual. Metade do reparo será realizado no Brasil, enquanto outra parte no Chile.
Entre as principais mudanças anunciadas, destaca-se a nova cabine Premium Business, que contará com o assento Recaro R7. Além disso, os assentos da cabine Economy serão completamente renovados com modelos de última geração, oferecendo mais espaço e maior reclinação para os passageiros.
As aeronaves também passarão por uma atualização em seus sistemas de entretenimento, incluindo o LATAM Play, que permitirá aos passageiros conectarem-se à plataforma via Bluetooth diretamente de seus fones de ouvido. As novas telas de 12 polegadas com alta definição e tecnologia touchscreen também fazem parte das novidades.
Segundo estimativas da companhia, a primeira unidade das 24 aeronaves que passarão pelo retrofit deverá começar a voar comercialmente no primeiro semestre de 2025. O processo total será concluído na segunda metade de 2026.
Desafios
O gerente geral do centro de Manutenção da Latam, Marcos Melchiori, revelou que trazer a aeronave envolveu vários desafios.
"O primeiro passo foi trabalhar com as operações para entender os parâmetros de operação segura dessa aeronave neste aeroporto, que é mais limitado em termos de comprimento de pista e instrumentação. Foram meses de discussão para definir um procedimento seguro para viabilizar isso"
Marcos Melchiori, gerente geral do centro de Manutenção da Latam
O executivo também informou que, para a chegada da aeronave, foi necessária a construção de um pátio, já que não havia espaço suficiente para acomodá-la.
Veja as fotos no álbum abaixo.