Beatrice Teizen   |   23/09/2024 18:48
Atualizada em 23/09/2024 18:49

Abear reafirma compromisso do setor aéreo com descarbonização

Jurema Monteiro participou de painel no evento ROG.e - Conectando energias, no Rio de Janeiro

Divulgação
Jurema Monteiro, da Abear, participa de painel no “ROG.e – Conectando energias”
Jurema Monteiro, da Abear, participa de painel no “ROG.e – Conectando energias”

A presidente da Abear, Jurema Monteiro, reafirmou nesta segunda-feira (23) o compromisso do setor aéreo com a descarbonização e reforçou a importância de o Brasil liderar, em nível global, a transição energética. Ela participou do painel “O futuro da demanda de combustíveis para mobilidade no contexto da transição energética”, parte do evento “ROG.e – Conectando energias”, realizado no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Segundo Jurema, o setor aéreo tem conduzido uma agenda para atingir suas metas de descarbonização. “Nosso país tem condições de ser protagonista na produção de combustíveis sustentáveis, assim como o fez na década de 1970 com o etanol, mas é preciso ter responsabilidade na discussão da regulamentação da Lei do Combustível do Futuro, visando custo e competitividade. Dessa forma, teremos uma transição energética justa e inclusiva, mantendo o nosso compromisso de democratização do transporte aéreo, atendendo cada vez mais passageiros e destinos”, afirmou a presidente da Abear.

Para a diretora-executiva interina de Downstream do IBP, Ana Mandelli, a agenda da descarbonização é urgente, mas precisa ser discutida pensando no consumidor. “A necessidade de descarbonização é mais do que reconhecida. Mas precisamos estimular a eficiência na descarbonização para ter o menor impacto no custo ao consumidor. O processo precisa ser inclusivo”, disse Ana.

Participaram também do painel a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Esteves; e a diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEMOVE), Richele Cabral. O vice-presidente Executivo da Vibra Energia, Marcelo Bragança, foi o mediador.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados