Beatrice Teizen   |   19/09/2024 10:57

Delta anuncia parceria em construção de instalação para mistura de SAF

Minnesota SAF Hub será o primeiro do seu tipo e do qual a companhia aérea é um membro âncora


Divulgação
Minnesota SAF Hub
Minnesota SAF Hub

Minnesota, nos Estados Unidos, em breve abrigará uma instalação de mistura de combustível de aviação sustentável (SAF) que fornecerá suprimento de SAF por meio de um oleoduto já existente para o Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP), o segundo maior hub da Delta, onde a empresa usa 250 milhões de galões de combustível anualmente.

O Minnesota SAF Hub, primeiro do seu tipo e do qual a Delta é um membro âncora, juntamente com Greater MSP Partnership, Bank of America, Ecolab e Xcel Energy, foi lançado em agosto de 2023 com o compromisso de implementar uma estratégia compartilhada para descarbonizar em larga escala o setor de aviação civil, aumentando a produção de SAF e substituindo o combustível de aviação convencional.

Em 10 de setembro, a coalizão anunciou suas conquistas e quatro marcos importantes em sua jornada para desenvolver uma cadeia de suprimentos de SAF totalmente integrada em Minnesota, graças à colaboração entre os membros da parceria que representam toda a cadeia de valor de SAF, de finanças a fazendas e aeroportos:

  • Primeira instalação de mistura de SAF em Minnesota: a Delta e a Flint Hills Resources estão nos estágios iniciais de desenvolvimento de uma instalação para misturar até 30 milhões de galões de SAF puro em sua refinaria Pine Bend, situada em Rosemount, Minnesota.
  • Tornar o SAF competitivo em termos de custo: um “Consórcio de Demanda”, que inclui Bank of America, Deloitte, Delta e Ecolab, foi formado para comprar os primeiros milhões de galões de SAF a cada ano, a partir do segundo semestre de 2025.
  • Estabelecimento da produção de SAF em Minnesota: em 16 de agosto, a Federal Aviation Administration (FAA) anunciou um subsídio de US$ 16,8 milhões da Lei de Redução da Inflação para converter uma instalação existente de etanol e isobutanol da Gevo localizada em Luverne, Minnesota, em uma instalação totalmente integrada de álcool para combustível de aviação destinada à produção de SAF. Isso permitirá a primeira conversão das safras de Minnesota para SAF dentro do Estado.
  • Produção de SAF a partir de matérias-primas de última geração: os parceiros da coalizão na Universidade de Minnesota estão desenvolvendo uma nova cultura chamada semente de camelina de inverno, que pode ser usada para diversas finalidades, incluindo a produção de óleo para conversão em SAF.


“Embora a Delta tenha se comprometido a comprar milhões de galões de SAF, a produção atual não é suficiente para abastecer as companhias aéreas comerciais do mundo durante uma única semana. É por isso que esta instalação de mistura é tão importante. É como pendurar uma placa de ‘Aberto para Negócios’ para que os produtores de SAF considerem fazer negócios em Minnesota, onde o enxergamos como uma grande oportunidade para todos os participantes da cadeia de valor”, diz o vice-presidente executivo de Assuntos Externos da Delta, Peter Carter.

O trabalho da aérea para zerar as emissões até 2050 e, ao mesmo tempo, oferecer um futuro mais sustentável para as viagens, concentra-se no que a companhia voa, como voa e no combustível que usa. Com cerca de 90% das emissões de carbono da empresa aérea provenientes do combustível de aviação, o SAF é a melhor e mais rápida maneira conhecida de reduzir as emissões de carbono no curto prazo na jornada da empresa para emissões zero até 2050.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados