Laura Enchioglo   |   30/08/2024 08:16

Primeiro Airbus A321neo entra para frota da KLM

Nova aeronave é parte do programa de renovação da companhia, visando operações de voo mais sustentáveis


Divulgação
Equipe da KLM comemorando em frente ao primeiro Airbus A321neo da companhia
Equipe da KLM comemorando em frente ao primeiro Airbus A321neo da companhia

A KLM Royal Dutch Airlines deu as boas-vindas ao seu primeiro Airbus A321neo, depois que ele pousou no Aeroporto Schiphol de Amsterdã essa semana. A chegada dessa nova aeronave é um passo no programa de renovação iniciado pela KLM para apoiar operações de voo mais limpas, silenciosas e eficientes. A partir da segunda quinzena de setembro, o A321neo começará a servir vários destinos europeus.

“Eu estava esperando por isso com grande expectativa. A chegada do primeiro A321neo marca o início da substituição de nossa frota de Boeing 737. O A321neo produz menos ruído e CO2 e, portanto, contribui significativamente para um futuro mais limpo e silencioso. Ele também oferece mais conforto. Estou ansiosa para ver como nossos passageiros experimentarão a nova aeronave”, destaca Marjan Rintel, Presidente e CEO da KLM.

Nova opção de motor

O “neo” significa nova opção de motor: as aeronaves são equipadas com novos motores que emitem menos CO2 do que os anteriores. Medido por tonelada de passageiro por quilômetro, o A321neo é cerca de 21% mais eficiente em termos de combustível do que a aeronave Boeing 737 que ele substitui. Além disso, a aeronave reduz o impacto do ruído - ou seja, reduz pela metade sua pegada sonora - causando bem menos incômodo aos moradores de regiões próximas a aeroportos.

Nomes de borboletas

O A321neo começará a operar serviços para Copenhague, Berlim e Estocolmo a partir na metade de setembro, seguido por Paris, Praga e Viena. A KLM terá mais três novas aeronaves A321neo em sua frota ainda este ano. Com essa nova série de aeronaves, a KLM continua sua tradição de dar nomes exclusivos às aeronaves. Diferentes temas foram apresentados nos últimos 104 anos, desde nomes de membros da família real até pontes, pioneiros da aviação e parques nacionais. CEO Marjan Rintel: “Desta vez, os funcionários da KLM puderam escolher o tema. O vencedor foi “Borboletas”, que se encaixa perfeitamente na transformação que estamos iniciando com a nova frota. Os nomes das primeiras quatro aeronaves A321neo serão Swallowtail (Koninginnepage), Peach Blossom (Braamvlinder), Common Brimstone (Citroenvlinder) e Clouded Magpie (Porseleinvlinder)”.

Renovação da frota

A KLM investirá sete bilhões de euros em seu programa de renovação de frota nos próximos anos, o que representa uma parte significativa de seu portfólio total de investimentos. Nas rotas europeias, a KLM substituirá seus antigos Boeing 737 por aeronaves Airbus A320neo e A321neo. No KLM Cityhopper, os novos modelos E2 se juntarão às aeronaves Embraer 175 e 190. Para voos intercontinentais, a KLM adicionará cinco novos Boeing 787-10, seguidos pelo Airbus A350, que substituirá os antigos 777 e A330. Por fim, a KLM encomendou quatro A350Fs para sua divisão de cargas, para substituir os cargueiros 747.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados