Latam domina ranking de aéreas com melhor reputação empresarial
Na hotelaria, a Accor se destaca; Disney e Localiza também aparecem no levantamento
A Merco, que realiza monitoramentos corporativos em 16 países da América Latina e Europa, lança no Brasil o Ranking de Reputação Empresarial 2023. A lista é dividida por diversos segmentos, sendo um deles o de Transporte, que teve a Latam em primeiro lugar no ano passado. Em seguida, vêm Azul, Gol e Uber.
No ranking geral de empresas:
- A Latam passou do 48° lugar em 2022 para o 31° em 2023, com 5.921 pontos;
- A Azul, que estava em 75° lugar no ano passado, subiu para a 45ª posição no ranking, com 5.411 pontos;
- A Gol, por sua vez, subiu da 74ª posição para a 60ª, com 5.252 pontos.
"Esse é o resultado de um trabalho estratégico de comunicação externa. Um esforço coordenado com diversas áreas para melhorar a percepção do público sobre resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação da Latam no Brasil", destacou o head de Comunicação Externa na Latam Airlines Brasil, Bruno Espinoza, em seu Linkedin.
Outros destaques do ranking, por segmento, são a Embraer, que ficou em primeiro lugar no segmento de aviação, a The Walt Disney Company, que ficou em segundo lugar no ranking de empresas de entretenimento (só perdendo para a Netflix), a Accor, que lidera o ranking de hotelaria, e a Localiza, que ficou em primeiro lugar no segmento de mobilidade.
Clique aqui para ver o ranking geral e aqui para ver os destaques de cada segmento.
Sobre a pesquisa
A pesquisa de campo da 10ª edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre abril e dezembro de 2023, composta por mais de 11 mil entrevistas. A partir deste ano, o Ranking Merco Talento passa a contribuir para a construção da classificação final, o que trouxe mais um aspecto de avaliação das empresas.
A metodologia da pesquisa do Merco Reputação Empresarial inclui seis avaliações com 25 diferentes grupos/fontes de informação. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de sua presença on-line, verificada pelo Merco Digital, por meio do qual é realizada a avaliação dos canais digitais e das mídias sociais das empresas avaliadas.
Com a inclusão dos públicos do Ranking de Merco Talento, a partir deste último ano, foram agregadas também mais dez fontes de informação que consideram a opinião de especialistas, funcionários e estudantes, o que traz mais robustez à análise de reputação empresarial. Na etapa final, também é feita uma avaliação de indicadores objetivos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.
A metodologia também dá a possibilidade de estender o levantamento para conhecer outras empresas que, mesmo não estando entre as 100 primeiras colocadas, também são reconhecidas em seus próprios segmentos como relevantes. Elas fazem parte dos rankings setoriais e é possível conhecê-las no estudo. O acompanhamento da metodologia estabelecida pela Merco para a elaboração do ranking foi objeto de revisão independente pela KPMG.