Greve geral faz aéreas brasileiras cancelarem voos para a Argentina
Gol suspendeu todos os voos na data e Latam ainda trata cancelamentos como possibilidade
Motivados por protestos contra o novo presidente Javier Milei, grupos de trabalhadores argentinos convocaram uma greve geral para a próxima quarta-feira (24). O movimento conta com a participação da Confederação Argentina dos Trabalhadores de Transporte, que inclui trabalhadores do setor aéreo, o que deve afetar o serviço em todo o país. Considerando esse cenário, companhias aéreas brasileiras que voam para o país vizinho já trabalham com cancelamento de operações para a data.
A Gol já se antecipou em informar que todos os voos que saem e vão para a Argentina na próxima quarta estão cancelados. Na data, a empresa teria operações chegando e partindo de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário.
"Todos clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, ou poderão solicitar reembolso integral, de acordo com a vontade de cada passageiro. Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da Gol"
Informou a companhia aérea em nota enviada à reportagem
Para atender os clientes afetados, a empresa criou operações extras para os dias 25 e 26 de janeiro. A Gol também está enfatizando os contatos para atendimento de clientes que estejam no Brasil ou na Argentina. A Central de Relacionamento do Brasil atende no 0300 115 2121. Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471-2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h.
"Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagens devem procurar diretamente seus representantes", informou a Gol.
Já a Latam trata os cancelamentos como uma "possibilidade" e abriu para seus clientes a alternativa de alterar os voos da data ou solicitar reembolso.
"O Grupo Latam informa sobre a possibilidade de atrasos e/ou cancelamentos nos voos com origem ou destino na Argentina em 24 de janeiro devido a uma greve geral anunciada para todo o país. Por esse motivo, a empresa está oferecendo alternativas para que os passageiros alterem a sua viagem"
Avisa a empresa em nota oficial
Os passageiros afetados por possíveis cancelamentos e/ou remarcações de voos na Argentina em 24 de janeiro, avisa a Latam, poderão utilizar uma das seguintes opções:
- Alteração de data/voo: Sem multa (tanto ida quanto volta) para uma nova data de viagem até 15 dias após a data original;
- Reembolso: Podem ser solicitados sem multa para todos os bilhetes não utilizados.
"Sugerimos que os passageiros confirmem o status do seu voo periodicamente no nosso site. A empresa reitera o seu compromisso com os mais altos padrões de segurança e qualidade de serviço", finaliza.