Entidades de Turismo acreditam que Gol tomou melhor decisão com Chapter 11
Abav Nacional, Abracorp, Air Tkt e Braztoa receberam a notícia com normalidade; veja depoimentos
A Gol Linhas Aéreas, e suas subsidiárias, anunciou ontem (25) ao mercado que entrou com um pedido de Chapter 11 (recuperação judicial) no Tribunal dos Estados Unidos, com o intuito de reestruturar suas finanças e fortalecer as operações comerciais no longo prazo.
O CEO da companhia aérea, Celso Ferrer, assegurou que as operações da empresa continuam normalmente, com os voos programados sendo operados e reservas e compras em vigor, assim como o pagamento dos colaboradores e fornecedores.
A estimativa é que a Gol tenha uma dívida de R$ 20 bilhões, sendo cerca de R$ 3 bilhões com vencimento no curto prazo. As empresas aéreas brasileiras, inclusive, têm se reunido com o governo federal para acesso mais fácil a empréstimos e recursos de fundos, como o de Aviação.
Para entender como este pedido pela transportadora pode afetar os diferentes segmentos do trade de Turismo, o Portal PANROTAS entrou em contato com Abav Nacional, Abracorp, Air Tkt e Braztoa. Confira o depoimento de cada entidade.
Abav Nacional
"Fomos contatados diretamente pela Gol que, diante do quadro atual, nos tranquilizou sobre as suas operações continuarem decorrendo normalmente, desde a manutenção das aeronaves até todos os compromissos assumidos. Nos manteremos atentos aos movimentos do mercado. Até este momento não tivemos informações sobre impactos imediatos sobre as vendas de forma geral" – Ana Carolina Medeiros, presidente
Abracorp
"Nós recebemos a notícia com normalidade. Várias companhias aéreas já entraram no Chapter 11 nos Estados Unidos e a nossa certeza é que a Gol, assim como todas as outras que entraram, vai sair mais forte e mais rentável, utilizando esse dispositivo. Para nós é algo que temos certeza que a companhia ficará muito mais forte" – Humberto Machado, diretor executivo
Air Tkt
“Entrar no Chapter 11 é bom para a Gol e para o mercado. Precisamos ter companhias aéreas fortes para mantermos a qualidade na prestação do serviço, uma malha aérea eficiente e competitiva. O Chapter 11 é um recurso já utilizado por diversas empresas nacionais e internacionais, e permite que as cias possam se reestruturar financeiramente, sem comprometer a operação, garantindo a viabilidade de levantar capital inicial e a manutenção de todas as suas atividades. E possibilita que as empresas saiam ainda mais fortes após o processo de reestruturação" – Luciano Guimarães, presidente
Braztoa
"Estamos em contato direto com a Gol desde o início das notícias sobre o possível pedido de Recuperação Judicial. Após anúncio oficial, contatamos a empresa, que nos garantiu que tanto a estrutura, como a malha aérea e aeronaves, não seriam impactados com as medidas. Tendo em vista o histórico da aviação mundial, onde diversas empresas já utilizaram o Chapter 11 para renegociar suas dívidas, vemos este movimento como algo estratégico, após as dificuldades enfrentadas na pandemia. Seguiremos nossos contatos com a Gol para trazer informações atualizadas aos nossos associados" – Fabiano Camargo, presidente