Azul recebe prêmio por plano de reestruturação financeira em 2023
Alex Malfitani, CFO da companhia aérea, também foi reconhecido como executivo do ano na função
A Azul recebeu o prêmio Liability Management Deal of The Year. A homenagem, concedida pela Bonds & Loans Latin America & Caribbean Awards, celebrou a oferta de troca de títulos de dívida da empresa, concluída em julho deste ano. Esta oferta foi parte fundamental do plano de reestruturação financeira da companhia, implementado ao longo deste ano, e que reduziu os passivos e pagamentos de arrendamento de aeronaves da empresa. Esse processo resultou na melhora da estrutura de capital e fluxo de caixa.
"Este prêmio é um reconhecimento do sucesso da nossa oferta de troca de títulos de dívida e, de maneira mais ampla, de todo o plano de reestruturação financeira da Azul que implementamos em 2023. A oferta de troca eliminou o risco de refinanciamento de nossa dívida até 2028, e permitiu ainda levantarmos novo capital usando a mesma estrutura de colateral. Com essa oferta, e com as renegociações abrangentes de nossos pagamentos a arrendadores de aeronaves e fornecedores, diminuímos nosso passivo, aumentamos a nossa liquidez e reduzimos nossa alavancagem, assegurando a sustentabilidade financeira da nossa empresa", comentou o CFO da aérea, Alex Malfitani.
Além do reconhecimento ao plano de reestruturação, Malfitani também foi eleito 'CFO do Ano' no Prêmio Equilibrista 2023 pelo IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), uma das principais honrarias do setor.
A cerimônia de entrega do prêmio reuniu 330 profissionais do setor na última quinta-feira (30), em São Paulo. Na ocasião, Malfitani recebeu uma escultura exclusiva feita pelo artista plástico Osni Branco, conhecido por produzir o martelo da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).