Abav é contra a cobrança do call center da Gol e pede eficiência no site
Entidade diz que ainda tenta lutar pela isenção da taxa via call center para agências de viagens
A Gol Linhas Aéreas anunciou hoje o adiamento do início da cobrança de taxa aos agentes de viagens via call center para realização de serviços já disponíveis em seu portal B2B. De acordo com a companhia aérea, a decisão de prorrogar para o dia 20 ocorreu em nome de sua parceria com a Abav Nacional.
Do lado da Abav Nacional, o entendimento é de que se os serviços forem disponibilizados gratuitamente no site B2B, a vida dos agentes é facilitada, mas desde que o sistema funcione plenamente. De qualquer forma, a entidade reforça que o call center também precisaria ser uma alternativa gratuita, e lamenta que isso aparentemente não será possível.
"Nós não queremos que a cobrança no call center seja efetuada enquanto os agentes de viagens estiverem inseguros sobre em qual plataforma seguir. Portanto, negociamos um adiamento por mais de uma semana para fazermos todos os testes e assegurarmos de que o site funcionará", afirma a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Ana relembra que, antigamente, a Gol tinha um site B2B que funcionava plenamente mas que há cerca de dois anos a companhia aérea migrou as funcionalidades para o call center. "Foi um período traumático, pois assim que o canal migrou, passávamos horas e horas no telefone sem conseguir resolver. Esperamos que nessa nova migração não haja grandes problemas", afirma.
A presidente da Abav Nacional ainda acrescenta que solicitação inicial da entidade era pela não-cobrança de taxa em nenhum canal. "O call center deveria ser uma alternativa se caso algo não der certo no portal B2B", lamenta Ana Carolina. "Precisamos também de orientações da companhia aérea, de maneira didática, sobre como acessar e utilizar o sistema de ponta a ponta."