Smiles lança ferramenta com benefícios durante a jornada de compra
A partir de dezembro, vantagens passam a ser desbloqueadas para recompensar clientes mais engajados
Utilizando um modelo de gamificação, o programa de fidelidade da Gol, o Smiles, distribuirá benefícios e recompensas durante toda a jornada do cliente – e não somente quando o mesmo atinge uma nova categoria. A novidade tem como propósito aproximar os membros do grupo e reconhecer aqueles que escolhem viajar e juntar milhas com o programa e a companhia aérea.
"Criamos um modelo de gamificação que vai desbloquear novos benefícios intermediários entre as categorias conforme o viajante concentrar seus voos com a Gol e se fidelizar com a Smiles. Dessa forma, o cliente vai receber recompensas antes mesmo de chegar a uma categoria superior, algo que não existe no mercado. Vamos trazer mais vantagens para quem voa conosco e, consequentemente, mais engajamento com o programa e a companhia aérea", comenta a CDO (Chief Data Officer) na Smiles e CLO (Chief Loyalty Officer) na Gol, Estela Brandão.
Outra novidade é que os clientes que sempre optam por comprar suas passagens aéreas com a Gol serão ainda mais recompensados. Dentro da categoria Diamante a marca disponibilizou um reconhecimento máximo com benefícios exclusivos, o Diamante Magno, que inicialmente contará com o concierge digital, auxiliando o cliente durante toda a sua jornada de viagem, além disso, o Gift Tier para presentear alguma pessoa de sua escolha e para os clientes que acumularem em sua conta Smiles 45 mil milhas qualificáveis ou 45 trechos qualificáveis, receberá acessos gratuitos ao Lounge Gol Smiles para seus acompanhantes. Outros benefícios serão liberados no primeiro semestre de 2024, como mais cotas de upgrades de cabine, cancelamentos gratuitos, remarcação e alteração de voos.
Entre as recompensas oferecidas a partir de 11 de dezembro, dependendo de categoria, estão milhas bônus, cupons de desconto aéreo, acessos extras ao lounge Gol Smiles, passes para o cliente usufruir por um dia dos benefícios de uma categoria acima da sua. Por exemplo, na Categoria Prata, ao atingir dez trechos ou 10 mil milhas qualificáveis, ele tem direito à experiência Ouro, que tem desconto no assento Gol + conforto, acesso ao Louge Gol Smiles e duas bagagens gratuitas. Já na Categoria Ouro, ao alcançar 21 trechos ou 21 mil milhas, o cliente ganhará um passe para vivenciar a categoria Diamante, com esses e outros serviços.
"A mudança do programa é mais um marco da sinergia Gol e Smiles de como estamos trabalhando em conjunto para aprimorar a experiência do nosso cliente. Agregamos mais valor à jornada do viajante trazendo mais benefícios, simplificamos o programa para facilitar o seu entendimento e também estamos valorizando aqueles que escolhem e priorizam viajar conosco", pontua a CEO da Smiles e vice-presidente de Experiência do Cliente, Marketing e Vendas da Gol, Carla Fonseca.
Regras mais simplificadas
A Smiles também está simplificando as regras de qualificação de categorias dentro do programa de fidelidade para que sejam de mais fácil entendimento. Neste novo modelo, a plataforma viabiliza mais milhas por categoria.
A regra para distribuição de milhas se divide em dois tipos de milhas:
- qualificáveis
- resgatáveis
Agora, as milhas resgatáveis funcionam assim: a cada R$ 1 gasto, será creditada uma milha na categoria Smiles, que aumenta gradativamente de acordo com cada categoria, sendo duas milhas para o cliente Categoria Prata, três milhas para Categoria Ouro e quatro milhas para o cliente da Categoria Diamante. Em relação às milhas qualificáveis, não há graduação – a cada R$ 1 gasto, uma milha é concedida.
A requalificação e o upgrade das categorias serão mais simples e com menos milhas e trechos necessários para subir de categoria. Para chegar à Categoria Prata, será necessário juntar 6 mil milhas qualificáveis ou 6 trechos; para a Categoria Ouro serão 12 mil milhas ou 12 trechos; e para a Categoria Diamante, 24 mil milhas ou 24 trechos.
Dentro desse contexto, a Smiles também lança o Rota Favorita, uma iniciativa destinada a beneficiar os clientes que fazem suas rotas favoritas. Com a ação, o viajante poderá cadastrar de uma a três rotas, a depender da categoria, onde será possível ganhar até três milhas por categoria e até uma milha adicional, totalizando até quatro milhas por real gasto.