Victor Fernandes   |   25/09/2023 13:24

Latam começa a usar IA no aeroporto de Guarulhos

Tecnologia com câmeras está sendo instalada no check-in doméstico do aeroporto


Divulgação
Simulação de como as câmeras capturam as imagens para transformá-las em dados
Simulação de como as câmeras capturam as imagens para transformá-las em dados

A Latam começou a utilizar Inteligência Artificial para aprimorar o seu atendimento em aeroportos. A estreia será no aeroporto de Guarulhos (São Paulo), o seu principal hub, com o objetivo de gerenciar com eficiência os canais de atendimento, reduzir os tempos de espera nas filas e garantir uma melhor experiência de viagem aos clientes.

A inovação desenvolvida pelo Latam Labs (núcleo de open innovation da companhia) em parceria com a Proc Group (empresa especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação) está sendo aplicada inicialmente no check-in doméstico do aeroporto paulista, com nove câmeras que acompanham o fluxo de clientes em tempo real para transformar esses movimentos em dados. As informações coletadas permitem a visibilidade da demanda e da qualidade dos serviços, além de análise da capacidade e produtividade da equipe Latam.

Na prática, as câmeras captam a movimentação dos clientes e transformam esses movimentos em dados sobre quanto tempo foi dispensado em cada fase do atendimento. Com base nessas informações, é possível acompanhar em tempo real a demanda de passageiros em relação à estrutura do aeroporto e equalizar os recursos de atendimento com maior assertividade. Vale ressaltar que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Latam não tem acesso às imagens das câmeras, apenas aos dados transformados pelo software com base nas imagens.

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Software transforma imagens em dados que alimentam um painel de controle da Latam
Software transforma imagens em dados que alimentam um painel de controle da Latam

"Essa tecnologia me permite entender o comportamento e gerenciar a equipe de atendimento com mais eficiência. O software nos traz informações como dias e horários de maior fluxo para que possamos acionar a equipe conforme a necessidade e proporcionar um atendimento de mais qualidade ao cliente. Começamos por Guarulhos, mas já estamos avaliando a possibilidade de levar essa inovação para outros aeroportos brasileiros".

Derick Barboza, diretor de Aeroportos da Latam Brasil

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