Karina Cedeño   |   22/08/2023 10:59

Latam aumenta conectividade em Manaus com novas rotas diárias

Companhia aérea vem trabalhando junto ao governo estadual do Amazonas


Reprodução/Facebook/Latam Airlines
Atualmente, a Latam opera 43 voos regulares por semana entre Manaus e o aeroporto de São Paulo/Guarulhos
Atualmente, a Latam opera 43 voos regulares por semana entre Manaus e o aeroporto de São Paulo/Guarulhos

A Latam anunciou ontem (21), junto ao governo do Amazonas, novos investimentos na sua operação em Manaus. Nos próximos dias, a companhia iniciará as vendas de passagens aéreas para o novo voo direto Manaus-Rio de Janeiro/Galeão e para mais voos na rota Manaus-Belém.

Além disso, já estão à venda em latam.com e demais canais de venda as passagens aéreas para mais voos na rota Manaus-São Paulo/Guarulhos. No mercado de cargas, a Latam Cargo amplia de 13 para 16 o número de frequências semanais nas rotas Guarulhos-Manaus, Manaus-Guarulhos e Viracopos-Manaus, e de duas para quatro frequências semanais na rota internacional de importação Miami-Manaus.

O anúncio oficial foi realizado na Sede do Governo do Estado do Amazonas e contou com a presença de executivos da Latam e autoridades como Tadeu de Souza (vice-governador do Estado do Amazonas) e Ian Ribeiro (presidente da Amazonastur). Na cerimônia, o manauara e diretor de Operações da Latam Brasil, Harley Meneses, destacou o esforço para ampliar a conectividade no Brasil de forma sustentável e reforçou o compromisso da companhia aérea com a região Norte.

“O compromisso da Latam com o Brasil é fazer com que mais brasileiros tenham acesso ao transporte aéreo, e o Amazonas é parte deste projeto. Este é um Estado com enorme potencial para o Turismo e importante para diversas indústrias do Brasil. Por isso, está no centro das atenções da Latam. Hoje, somos uma companhia muito mais eficiente e competitiva, capaz de avaliar e inaugurar mais voos de forma sustentável. E, com essa ampliação, vamos superar a nossa oferta de assentos do pré-pandemia aqui em Manaus.”

Já Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur, registrou que “trabalhamos para trazer mais turistas para o Amazonas e fazer com que os amazonenses possam conhecer novos destinos. O Rio de Janeiro é a porta de entrada para muitos turistas, sobretudo da Europa para o nosso País. Com este voo do Rio de Janeiro para Manaus, haverá uma facilidade maior, captando assim mais turistas que vão deixar mais renda aqui no nosso Estado."

Atualmente, a Latam opera 43 voos regulares por semana entre Manaus e os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (3 voos diários), Brasília (2 voos diários), Fortaleza (1 voo diário) e Belém (1 voo semanal). Durante todo o primeiro semestre de 2023, a companhia liderou o mercado doméstico de passageiros em Manaus com 44,5% de participação (medida em RPK), segundo a Anac, e foi responsável por 36% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense com o transporte de mais de 20 mil toneladas entre o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e os mercados doméstico e internacional.

Investimentos da Latam no Amazonas

A partir de 29 de outubro deste ano, a Latam irá aumentar a sua oferta na rota Belém-Manaus - além do voo aos domingos, a rota ganhará um voo aos sábados. Com duração média de 2h05, o voo operado em aeronaves Airbus A321 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 208 em Economy) decolará de Manaus às 13h05 (hora local) e no sentido contrário às 17h05 (hora local). Aos domingos permanecerá com a decolagem da capital amazonense às 11h55 (hora local) e de Belém às 15h45 (hora local).

Além disso, nesta mesma data, a Latam amplia de três para quatro os voos diários a sua operação da rota Manaus-Guarulhos. O voo tem duração média de 3h55 e é operado em aeronaves Airbus A320 (com capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy) ou Airbus A321 (com capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 208 em Economy).

Já o novo voo Manaus-Galeão, previsto para 2 de janeiro de 2024, contará com duas frequências semanais em aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 na Economy), Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy) ou Airbus A321 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 208 em Economy). Com duração média de 4h, vai decolar da capital amazonense todas as terças e sábados às 23h40 (hora local) e todas as quartas e domingos à 0h05 (hora local) da Cidade Maravilhosa.

Em maio deste ano, a Latam anunciou a ampliação do seu acordo de codeshare com a Voepass e agora, além de oferecer em latam.com passagens para voos da Voepass em Carauari (AM), Coari (AM), Manicoré (AM) e São Paulo de Olivença (AM), a companhia consegue oferecer passagens também para Tefé (AM) e Santa Isabel do Rio Negro (AM), além de Barcelos (AM) para voar a partir de 1º de setembro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.