Latam Brasil espera reciclar 180 toneladas de plástico por ano
Aérea inicia programa que reaproveitará mais de 450 mil garrafas servidas em voos domésticos por mês
A Latam Brasil lançou, nesta quinta-feira (10), um programa de reciclagem das garrafas plásticas consumidas em seus voos domésticos. Trata-se do "Recicle Sua Viagem", iniciativa da companhia que projeta reciclar uma média de 450 mil garrafas PET do serviço de bordo doméstico por mês. A expectativa da companhia é de que o novo serviço dê nova vida a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil. Antes, o descarte das garrafas plásticas ficava sob a responsabilidade dos aeroportos onde as aeronaves pousavam.
"Fizemos um levantamento que apontou que apenas 60% dos aeroportos em que a Latam opera no Brasil contam com algum programa de reciclagem. Isso significa que não tínhamos a garantia de que o plástico das garrafas consumidas em nossos voos era reciclado. Por isso, decidimos assumir a tarefa e reciclar o material".
Maria Elisa Curcio, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Latam Brasil
Como funcionará?
O “Recicle Sua Viagem” estabelece um novo processo para que o plástico das garrafas seja reaproveitado: após serem consumidas, elas são separadas pela equipe de comissários da Latam e descarregadas somente ao tocar em um dos seis aeroportos que a aérea mantém o serviço de catering (abastecimento da aeronave com refeições): São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Galeão, Fortaleza e Brasília.
Nessas bases, as garrafas são enviadas para cooperativas parceiras, onde são transformadas em plástico granulado reciclado, utilizado na fabricação de novas garrafas, produtos têxteis ou embalagens. "O programa é mais um avanço da Latam rumo ao seu compromisso de ser uma empresa zero resíduos para aterros sanitários até 2027, além de fortalecer o modelo de economia circular da companhia ao dar nova vida a materiais que seriam descartados”, completou Maria Elisa.
O "Recicle Sua Viagem" está em operação em todos os voos domésticos da Latam Brasil, além das afiliadas no Chile, Peru, Equador e Colômbia. Nos voos internacionais, vale lembrar, os resíduos devem ser tratados conforme estabelecido pela legislação sanitária de cada país, seja com incineração, esterilização, autoclave ou outros.