Para onde caminha a joint venture da Delta com a Latam; descubra aqui
Danillo Barbizan e Aline Mafra falam ao Portal PANROTAS com exclusividade
O Portal PANROTAS conversou com a diretora de Vendas e Marketing da Latam Airlines, Aline Mafra, e com o diretor Brasil da Delta Air Lines, Danillo Barbizan, para tirar dúvidas sobre o início do voo São Paulo-Los Angeles, primeiro desenhado a quatro mãos, dentro da joint-venture entre as duas empresas. A JV vale entre a América do Sul e os Estados Unidos e teve sua última aprovação há menos de dois meses, pelas autoridades americanas.
Segundo Mafra e Barbizan, a política comercial conjunta ainda não foi discutida pelas duas empresas, que estarão cada vez mais juntas, inclusive na visita a clientes. A primeira delas, inclusive, foi feita hoje, em São Paulo. Também os times comerciais já se reuniram e em breve as equipes de global sales (vendas globais) também devem alinhar os processos e guidelines.
De acordo com Aline Mafra, a JV terá principalmente duas frentes, focando na eficiência (como no compartilhamento de terminais e lounges vips) e na gestão da viagem. Esse último item, que inclui experiências de compra em aplicativos, visão do localizador de uma empresana outra, compra com milhas etc, tem um prazo maior de desenvolvimento.
Tanto ela quanto Barbizan destaca, a rapidez com que a nova rota, primeira fruto de uma estratégia em conjunto, foi desenhada e anunciada. O voo para Los Angeles será iniciado em 1º de julho de 2023, e as vendas já começaram, incluindo no site da Delta nos Estados Unidos.
A notícia da joint venture e do voo veio quase simultaneamente à saída do Grupo Latam do Chapter 11. Com a reestruturação da empresa, a Delta Air Lines passa a ser uma das principais acionistas da Latam. Segundo estimativas iniciais, Delta, Qatar Airways e a família Cueto, do Chile, deverão ficar com cerca de 27% do Grupo Latam.
POR QUE LOS ANGELES?
Muitos players do mercado esperavam que o primeiro anúncio da parceria tivesse Miami como foco, mas Latam e Delta optaram por Los Angeles, rota que já foi operada pela companhia americana em 2009 e pela concorrente American Airlines até 2020, e que foram deixadas de lado por inviabilidade econômica.“Era uma aspiração da Latam operar para a Costa Oeste dos Estados Unidos a partir do Brasil. É uma região muito pouco explorada e que tem potencial enorme. É uma rota para unir forças, juntar o melhor das duas empresas, agora em JV, por isso acreditamos que dará certo”, explicou Aline Mafra.
Segundo os executivos, tudo foi desenhado para que a força da conectividade das duas empresas, no Brasil e nos EUA, pudesse ser maximizada. “Poderíamos chegar pela manhã em Los Angeles e sair duas horas depois, mas esperamos para receber o fluxo de mercados que consideramos prioritários, como San Francisco, Las Vegas, Seattle e Salt Lake City”, continuou a executiva da Latam.
No Brasil, lembra Barbizan, 53 cidades foram mapeadas para ajudar na conectividade nos dois sentidos: brasileiros indo para os Estados Unidos e o sentido inverso para os estrangeiros. “Também faltava à Delta ir além de Los Angeles lá em 2009. De lá para cá investimos US$ 2,3 bilhões no aeroporto e na malha além de LAX, incluindo voos para a Ásia e a Europa. Isso se soma à força da Latam para colocar passageiros rumo à América do Norte”, conta Barbizan.
Confira a seguir um resumo da entrevista exclusiva com Aline Mafra e Danillo Barbizan:
PANROTAS – Como será a venda do voo, operado pela Latam? Haverá uma cota para cada empresa ou é venda livre? Haverá contratos únicos para clientes corporativos?
ALINE MAFRA – A venda será no esquema free sale e ainda não abordamos questões da política comercial. Nossa primeira visita conjunta a clientes ocorreu hoje, mas os contratos continuam separados.
DANILO BARBIZAN – Estamos trabalhando nesse atendimento em conjunto para os clientes e o acordo contempla 95% das vendas da Delta no Brasil. Ficam de fora 5% que não são viagens para os Estados Unidos.
PANROTAS – Vocês esperam mais fluxo corporativo ou de lazer no voo para Los Angeles?
BARBIZAN – Um mix dos dois. Há fluxo de empresas de tecnologia para São Francisco, a indústria de cinema e celebridades...
PANROTAS – Como a joint venture se compara ao codeshare?
MAFRA – A joint-venture representa duas companhias globais unindo forças e desenhando rotas juntas. É colocar na prática a força dos dois lados, algo que o codeshare às vezes não permite. Hoje o codeshare de Latam e Delta inclui mais de 50 destinos no Brasil e mais de 50 nos Estados Unidos.
PANROTAS – Miami é o principal portão de entrada dos latino-americanos, incluindo os brasileiros. A grande concorrente da Delta tem o maior hub no destino. Quais os planos da JV para Miami?
MAFRA – Teremos sim investimentos acontecendo em outros destinos. 80% dos nossos planos (na JV) são para Miami, Nova York e Atlanta. Também anunciamos aumento de frequência para Orlando em 2023 e vamos fechar o ano com 14 voos semanais São Paulo-Miami e um Fortaleza Miami.
PANROTAS – Há previsão de o voo de Orlando se tornar diário?
MAFRA – Ainda não.
PANROTAS – A malha internacional da Latam fechará o ano com que percentual em relação ao pré-pandemia?
MAFRA – Estamos em 85% da malha internacional recuperada, em oferta de assentos, e chegaremos a 90% no meio de 2023.
PANROTAS - Quando começam as vendas para a África do Sul, voo anunciado este ano pela Latam para retomada em 2023?
MAFRA - As vendas serão iniciadas em dezembro agora. O voo de Los Angeles já está no sistema.
PANROTAS – E a Delta?
BARBIZAN – Temos dois diários de São Paulo, para Nova York e Atlanta. E em dezembro teremos o segundo São Paulo-Atlanta, diurno pela primeira vez para a Delta no Brasil, e o Rio-Atlanta. Ambos voos sazonais. Vale dizer, aliás, que as rotas da Latam e da Delta são complementares. A única que tem sobreposição é São Paulo-Nova York.PANROTAS – A JV vai envolver também questões como uniformidade ou alinhamento de produtos?
BARBIZAN – Já usamos as mesmas salas vips em Guarulhos e no Chile e há muito a ser planejado e desenhado para o futuro. Hoje no Brasil voamos com os A330, com quatro classes (Delta One, Premium Select, Comfort Plus e Economy Basic).
PANROTAS – E a Latam?MAFRA – Nós temos a Premium Business, Premium Economy e Economy.
MAIS VOOS NA AMÉRICA LATINA
Outro destaque do anúncio foi o aumento de capacidade nas rotas de e para os Estados Unidos que beneficiará os clientes de ambos os parceiros.Por parte da Delta Air Lines, as frequências adicionais anunciadas recentemente nas seguintes rotas incluem:
Atlanta-Santiago do Chile: A operação passou de três voos semanais entre Atlanta e Santiago, no Chile, para um serviço diário em um Airbus A350, o que equivale a mais de 2.700 assentos adicionais semanais entre seu hub principal nos Estados Unidos e o aeroporto Arturo Merino Benitez.
Atlanta-Lima: O serviço será atualizado para uma aeronave Airbus 350 em fevereiro, o que se traduz em mais de 1.700 assentos semanais extras para que mais clientes possam se conectar entre Atlanta e o Aeroporto Jorge Chávez. O A350-900 da Delta tem capacidade para 339 passageiros e está equipada com Delta One, Delta Comfort+ e Main Cabin.
Nova York-São Paulo: os três voos semanais da Delta entre seu hub JFK em Nova York e São Paulo aumentaram para serviço diário a partir de 29 de outubro com a aeronave Airbus A330-300.
Atlanta-São Paulo: No dia 17 de dezembro, um segundo voo diário sazonal entre Atlanta e São Paulo (GRU) será iniciado com aeronaves Airbus A330.
Atlanta-Rio de Janeiro: A popular rota sazonal entre Atlanta e o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) no Rio de Janeiro será retomada em 17 de dezembro.
Miami-Orlando: A Delta lançará um novo serviço diário entre Miami e Orlando em 1º de dezembro.
Miami Los Angeles: Novo serviço diário entre Miami e Los Angeles será lançado em 17 de dezembro.
No caso do Grupo Latam as alterações serão as seguintes:
Santiago-Los Angeles: A partir de setembro de 2023, o Latam Airlines Group oferecerá um total de cinco frequências para o Aeroporto Internacional de Los Angeles. No total, adicionará mais de 900 lugares com os dois voos adicionais à oferta atual.
São Paulo-Orlando: A partir de agosto de 2023, a Latam Airlines Brasil aumentará sua operação para o Aeroporto Internacional de Orlando, adicionando uma quarta frequência semanal. A operação será realizada em aeronaves Boeing 787-9 e adicionará 600 assentos extras a este itinerário.
Lima-Miami: Os voos operados pela Latam Airlines Peru aumentarão de 14 para 17 frequências semanais em aeronaves Boeing 767 com o novo esquema de cabine interna. Esse ajuste adicionará mais de 1.300 assentos semanais para que os clientes possam se conectar melhor aos destinos na América do Norte.
Lima-Nova York: A programação passará de 7 para 12 frequências semanais, em aeronaves Boeing 767 operadas pela Latam Airlines Peru, equipadas com o novo esquema de cabine interna. A partir de Lima, os passageiros poderão se conectar a destinos regionais da rede Latam, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, entre outros. No sentido inverso, os voos que farão ligação em Nova York poderão fazê-lo rapidamente para destinos da rede Delta como Toronto, Boston e Washington. O ajuste adicionará mais de 2.200 assentos semanais para que os clientes possam se conectar melhor aos destinos na América do Norte.
Lima-Los Angeles: A operação da Latam Airlines Peru passará de 7 para 14 frequências semanais, em um mix entre aeronaves Boeing 767 e 787. Esse ajuste adicionará mais de 3.400 assentos semanais para que os clientes possam se conectar melhor a destinos na América do Norte, como São Francisco, Las Vegas e Seattle. Já em Lima, eles poderão se conectar com destinos regionais da rede Latam, como Porto Alegre e Rio de Janeiro, entre outros.
São Paulo-Los Angeles: O voo São Paulo/GRU-Los Angeles/LAX será operado três vezes por semana em aeronaves Boeing 777, que acomodam até 410 passageiros (38 em cabine Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy). Decolará de Guarulhos às 23h05 de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, com pouso programado em Los Angeles às 7h do dia seguinte. No sentido inverso, decolará de Los Angeles às 13h de terça-feira, quinta-feira e sábado, com pouso programado em Guarulhos às 5h20 do dia seguinte. Com esses ajustes de frequência, a Delta e a Latam adicionarão mais de 23.000 assentos semanais aos seus itinerários regulares para conectar as Américas do Norte e do Sul como nunca antes.