Victor Fernandes   |   11/01/2022 11:59
Atualizada em 11/01/2022 12:19

Air France cria taxa para ampliar uso de combustível sustentável

O aumento do uso do combustível ocorre em função de um aumento no custo das passagens

Divulgação
Aérea usará 10 vezes mais combustível sustentável em 2022 comparado ao ano passado
Aérea usará 10 vezes mais combustível sustentável em 2022 comparado ao ano passado
Ontem (10), em comunicado aos seus clientes, a Air France anunciou que a legislação da França agora demanda a incorporação de uma média de 1% de combustível sustentável de aviação em voos que partem da França. A contribuição para "Combustível Sustentável de Aviação" foi incluída no preço de cada bilhete desde ontem (10), de 1 a 4 euros na Economy Class e de 1,50 a 12 euros na Business Class, dependendo da distância da viagem.

"Por conta desta contribuição, e da participação voluntária de nossos clientes corporativos, mais de 15 mil toneladas de combustível sustentável de aviação serão integradas às nossas aeronaves em 2022, o que representa 10 vezes mais do que no ano passado e o dobro da quantia obrigatória", comunicou a aérea.

Além disso, a partir de 13 de janeiro, o cliente da Air France poderá voluntariamente contribuir com a compra adicional de combustível sustentável de aviação no website da aérea para reduzir a pegada de carbono da sua viagem. Cada euro será investido na compra deste combustível. Membros do programa Flying Blue também poderão comprar o combustível sustentável de aviação com suas milhas e ganhar Pontos de Experiência adicionais (XP), o que facilitará o acesso a diferentes níveis do programa. Este novo serviço será implementado em 2022.

COMPROMISSO

Entre 2005 e 2019, a Air France reduziu suas emissões de CO2 em 6%, mesmo com um aumento no tráfego aéreo. O próximo passo é alcançar uma redução de 15% de emissões de CO2 em 2030, comparada a 2005. "Nós também implementamos metas próprias para atingir zero emissões líquidas em 2050, um objetivo ambicioso mas necessário para manter o aquecimento global abaixo de 2°C até o fim do século", comunicou a empresa.

Atualmente, a principal ferramenta da Air France para reduzir a pegada de carbono é investir em aeronaves modernas e de consumo eficiente de combustível. A Air France investe 1 bilhão de euros anualmente em sua renovação de frota. O segundo mecanismo à disposição é a incorporação do combustível sustentável de aviação nos voos.

É possível, atualmente, produzir combustível a partir de óleos e resíduos de madeira ou descarte agrícola, que podem reduzir as emissões de CO2 em 75% ao longo de seu ciclo de vida comparado ao combustível fóssil. Estes combustíveis, cuja produção não compete com a indústria de alimentos, pode ser incorporada de forma segura e sem modificações à aeronave.

"As quantidades disponíveis ainda são muito limitadas, e o combustível sustentável de aviação é atualmente quatro a oito vezes mais caro do que o combustível convencional para aviões. O aumento de instalações de produção industrial de larga escala na França e na Europa ajudará a reduzir esses custos", explicou a aérea.

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