Reclame Aqui: conheça as aéreas líderes em queixas no Brasil
Gol e Azul se destacam em solução de problemas, enquanto Avianca Brasil é a que responde mais rápido; entre aéreas internacionais, Delta é a melhor posicionada
Se depender dos índices do site Reclame Aqui deste ano, o setor de Turismo não vai nada bem. Após revelar que as queixas contra agências subiram 10% entre janeiro e agosto, e as de hotéis, 20%, o site revelou agora que as reclamações contra companhias aéreas tiveram um aumento de 37% no período na comparação ano a ano, saltando de 25,5 mil para 34,9 mil.
De acordo com o levantamento do portal, as principais reclamações são referentes às bagagens, englobando 22% das queixas; seguem ainda problemas no cancelamento (19%), reembolso (18%), cobrança abusiva (11%) e atendimento (9%).
AZUL E GOL BEM AVALIADAS
Ao considerar apenas os últimos seis meses, entre abril e setembro, destacam-se entre as aéreas nacionais as atuações de Azul e Gol. Ambas ganharam a reputação "Ótimo" do site, ao solucionarem 86,1% e 79,1% das queixas, respectivamente. A Azul, no período, recebeu 3.677 mil reclamações, enquanto a Gol teve 4.890 queixas.
Já a Avianca Brasil se destaca pelo tempo médio de resposta (14 horas), mais rápido que as demais aéreas nacionais, e por ser a companhia com menos reclamações entre as quatro principais do Brasil (3,5 mil) - abaixo dela aparece a regional Passaredo, com 122 queixas. Seu índice de solução, porém, foi de 63,9%, atrás de Gol, Latam e Azul.
A Latam Airlines Brasil, por fim, lidera em reclamações, com 11.820 mil queixas, das quais 67,1% foram solucionadas; seu tempo médio de resposta foi o mais demorado entre as companhias: seis dias e duas horas.
Confira na tabela abaixo o ranking das aéreas brasileiras considerando o índice de solução, onde aparece também a Passaredo, com o pior índice entre as nacionais:
Período analisado: 01/04/2018 - 30/09/2018
A Passaredo Linhas Aéreas entrou um contato com a reportagem e deu seu parecer em relação ao ocorrido. Leia a nota abaixo:
"A Passaredo Linhas Aéreas informa que seu investimento prioritário nos últimos meses foi a reformulação de seu serviço de atendimento ao cliente - SAC, que recebeu investimentos, treinamentos e, sobretudo, a contratação de reforço para equipe responsável pelos retornos e soluções.
A melhoria dos processos é diária, tanto que a agilidade no tempo de resposta e resolução dos problemas reportados pelos clientes evoluíram significativamente. Essas mudanças devem ser percebidas nas análises de desempenho e satisfação nos próximos meses.
A empresa ressalta ainda que está trabalhando continuamente para aprimorar todos os serviços prestados e que sua prioridade é a qualidade em todas as experiências do cliente. Os números indicados não representam a atual qualidade de atendimento prestada ao cliente pela Passaredo."
AÉREAS INTERNACIONAIS
Entre as companhias internacionais que voam ao Brasil, o índice de solução cai consideravelmente, muito por se tratarem de empresas internacionais, sendo que o Reclame Aqui é focado no público nacional. Mesmo assim, com destaque aparece a Delta Air Lines, única que soluciona mais de metade das queixas no site - seu índice de problemas resolvidos é de 63,6%.
Em sequência aparecem Tap (43,6%), KLM (38,7%), Alitalia (30,3%) e Air Europa (30%), únicas estrangeiras acima dos 30% no índice de solução.
No outro extremo da tabela está a estadunidense United, que aparece no portal com 0% das reclamações solucionadas. Entre 20% e 30% de queixas resolvidas aparecem ainda Copa, American, Avianca Holding, Lufthansa, Air France e Iberia.
Vale lembrar que na análise aparecem apenas companhias que tiveram mais de 100 reclamações entre abril e setembro deste ano no Reclame Aqui. Confira abaixo o ranking do índice de solução das companhias estrangeiras que voam ao Brasil:
Período analisado: 01/04/2018 - 30/09/2018
*Atualizada às 11h22 de 10/10/2018
De acordo com o levantamento do portal, as principais reclamações são referentes às bagagens, englobando 22% das queixas; seguem ainda problemas no cancelamento (19%), reembolso (18%), cobrança abusiva (11%) e atendimento (9%).
AZUL E GOL BEM AVALIADAS
Ao considerar apenas os últimos seis meses, entre abril e setembro, destacam-se entre as aéreas nacionais as atuações de Azul e Gol. Ambas ganharam a reputação "Ótimo" do site, ao solucionarem 86,1% e 79,1% das queixas, respectivamente. A Azul, no período, recebeu 3.677 mil reclamações, enquanto a Gol teve 4.890 queixas.
Já a Avianca Brasil se destaca pelo tempo médio de resposta (14 horas), mais rápido que as demais aéreas nacionais, e por ser a companhia com menos reclamações entre as quatro principais do Brasil (3,5 mil) - abaixo dela aparece a regional Passaredo, com 122 queixas. Seu índice de solução, porém, foi de 63,9%, atrás de Gol, Latam e Azul.
A Latam Airlines Brasil, por fim, lidera em reclamações, com 11.820 mil queixas, das quais 67,1% foram solucionadas; seu tempo médio de resposta foi o mais demorado entre as companhias: seis dias e duas horas.
Confira na tabela abaixo o ranking das aéreas brasileiras considerando o índice de solução, onde aparece também a Passaredo, com o pior índice entre as nacionais:
Colocação | Companhia aérea | Índice de Solução | Índice de Respostas | Reclamações | Reputação | Voltaria a comprar | Tempo médio de resposta |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1º | Azul | 86,1% | 97,7% | 3.677 | Ótimo | 83,7% | Três dias e três horas |
2º | Gol | 79,1% | 99,5% | 4.890 | Ótimo | 76,7% | Três dias e dez horas |
3º | Latam | 67,1% | 97,1% | 11.820 | Regular | 60,2% | Seis dias e duas horas |
4º | Avianca Brasil | 63,9% | 100% | 3,5 mil | Regular | 60.4% | 14 horas |
5º | Passaredo | 46,4% | 100% | 122 | Não recomendada | 25% | 11 dias e dez horas |
A Passaredo Linhas Aéreas entrou um contato com a reportagem e deu seu parecer em relação ao ocorrido. Leia a nota abaixo:
"A Passaredo Linhas Aéreas informa que seu investimento prioritário nos últimos meses foi a reformulação de seu serviço de atendimento ao cliente - SAC, que recebeu investimentos, treinamentos e, sobretudo, a contratação de reforço para equipe responsável pelos retornos e soluções.
A melhoria dos processos é diária, tanto que a agilidade no tempo de resposta e resolução dos problemas reportados pelos clientes evoluíram significativamente. Essas mudanças devem ser percebidas nas análises de desempenho e satisfação nos próximos meses.
A empresa ressalta ainda que está trabalhando continuamente para aprimorar todos os serviços prestados e que sua prioridade é a qualidade em todas as experiências do cliente. Os números indicados não representam a atual qualidade de atendimento prestada ao cliente pela Passaredo."
AÉREAS INTERNACIONAIS
Entre as companhias internacionais que voam ao Brasil, o índice de solução cai consideravelmente, muito por se tratarem de empresas internacionais, sendo que o Reclame Aqui é focado no público nacional. Mesmo assim, com destaque aparece a Delta Air Lines, única que soluciona mais de metade das queixas no site - seu índice de problemas resolvidos é de 63,6%.
Em sequência aparecem Tap (43,6%), KLM (38,7%), Alitalia (30,3%) e Air Europa (30%), únicas estrangeiras acima dos 30% no índice de solução.
No outro extremo da tabela está a estadunidense United, que aparece no portal com 0% das reclamações solucionadas. Entre 20% e 30% de queixas resolvidas aparecem ainda Copa, American, Avianca Holding, Lufthansa, Air France e Iberia.
Vale lembrar que na análise aparecem apenas companhias que tiveram mais de 100 reclamações entre abril e setembro deste ano no Reclame Aqui. Confira abaixo o ranking do índice de solução das companhias estrangeiras que voam ao Brasil:
Colocação | Companhia aérea | Índice de solução | Reclamações | Voltariam a comprar |
---|---|---|---|---|
1º | Delta Air Lines | 63,6% | 113 | 45,5% |
2º | Tap | 43,6% | 678 | 38,5% |
3º | KLM | 38,7% | 131 | 35,5% |
4º | Alitalia | 30,3% | 471 | 18,2% |
5º | Air Europa | 30% | 116 | 20% |
6º | Iberia | 28,6% | 271 | 28,6% |
7º | Air France | 28% | 201 | 20% |
8º | Lufthansa | 23,8% | 153 | 28,6% |
9º | Avianca Holding | 23,4% | 638 | 18,9% |
10º | American Airlines | 23,3% | 307 | 23,3% |
11º | Copa Airlines | 22,2% | 339 | 22,2% |
12º | United Airlines | 0% | 130 | 4,2% |
*Atualizada às 11h22 de 10/10/2018